x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 319

Danielle Marina

Danielle Marina

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 14 março 2019 | 23:13

Trabalhei para uma PJ três meses do ano passado e tenho que declarar minha renda. no ultimo mês do ano trabalhei como autônoma a outra pessoa juridica e fiz um RPA, como eu lanço esse RPA na minha declaração? a empresa que eu prestei o serviço como autônoma tem que ter lançado na DIRF?

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 14 março 2019 | 23:26

Quando a renda for proveniente de serviços prestados às pessoas jurídicas, o autônomo deve solicitar a fonte pagadora (pessoa jurídica) o Informe de Rendimentos para preencher sua declaração corretamente, que foi declarado na Dirf.

Neste cenário, deverá apresentar tais rendimentos e as respectivas retenções na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

Cabe esclarecer que as despesas necessárias a manutenção da atividade, devem ser escrituradas no Livro caixa, no entanto para fins de apuração do imposto devido no período, estas despesas não impactarão em redução da base de cálculo do período na proporção dos serviços prestados às pessoas jurídicas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.