x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.157

Tributação sobre comissão

denis almeida

Denis Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Segunda-Feira | 25 março 2019 | 11:07

Bom dia a todos os colegas dofórum. Estou precisando da orientação dos colegas. Tenho um cliente que é
correspondente bancário, negociando empréstimos para terceiros em nome dos
bancos. Esse meu cliente trabalha com escritórios parceiros e repassa a maior
parte das comissões que recebe para esses, ficando com um pequeno percentual.
No entanto, a nota fiscal emitida para os bancos, pelo meu cliente, é no valor
total das comissões recebidas, ou seja, meu cliente emite uma nota de R$
100.000,00 para um banco, pelo recebimento de comissão, só que fica com apenas
10.000,00, o restante vai para parceiros. A minha pergunta é se podemos fazer a
tributação apenas em relação ao que fica com ele. A empresa está no simples. Desde
já agradeço a ajuda dos colegas.  

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 14:21

Boa tarde Denis Almeida! Como vai?

É emitido algum documento por parte dos escritório parceiros quando do repasse? Para os entes públicos quem esta prestando o serviço junto aos bancos é o seu cliente. Todavia dos R$100.000,00 recebidos ocorre o repasse de R$90.000,00 para os parceiros, sendo a receita do seu cliente de R$10.000,00. Para efetuar o repasse, verifique com os parceiros as possibilidade de emissão de nota fiscal de prestação de serviços para acobertar os repasses. Anexe as notas recebidas (dos repasses) à nota emitida pelo seu cliente para recebimento das comissões em seu valor total.
Creio que assim fica comprovada a receita de R$10.000,00 e a tributação somente sobre esse valor. 

Obs.: essa é a analise que realizei sobre o caso citado. Pode ser que a RFB não analise dessa forma. Porem com toda a documentação em ordem sequencial creio que entenderão a tributação apenas sobre a receita de R$10.000,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.