x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.617

Número de dependentes no Carnê Leão x Imposto de Renda

Gabriela Rink

Gabriela Rink

Iniciante DIVISÃO 2, Publicitário(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 março 2019 | 02:26

Bom dia,
Espero que possam me ajudar com minha dúvida.
Preenchi todo o ano de 2018 no carnê leão como tendo 3 dependentes (marido + 2 filhos),
o que me deu um desconto no imposto a pagar relativo a 3 esses dependentes.
Ao fazer agora o IR2019, percebi que é muito mais vantajoso se meu marido declarar o IR
separadamente, portanto não o colocaria como meu dependente, apenas meus 2
filhos.
Como faço? Não posso ter 3 dependentes no carnê leão e apenas 2 dependentes no IR.
Devo corrigir o imposto pago no Carnê Leão? Como?
Obrigada
Gabriela

Gabriela Rink

Gabriela Rink

Iniciante DIVISÃO 2, Publicitário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 03:27

Oi Valter, obrigada pelo retorno.
Mas os valores mudam... talvez eu não tenha me expressado bem, vou tentar explicar abaixo:
Pago carne leão pois recebo renda de aluguel. Parte dessa renda é alocada em meu nome, e parte da renda em nome de meu marido. 
Paguei aprox R$4.560 de imposto no meu carne leão, considerando que coloquei 3 dependentes (2 filhos + marido).
Se tivessse colocado somente 2 dependentes, pagaria cerca de R$500 a mais de imposto no carne leao.
Ao fazer a declaração do IR, se coloco meu marido como meu dependente, essa renda de aluguel dele (R$7.910, portanto isenta de Carnê Leao e de IR) soma-se a minha renda . O resultado é que, ao invés de receber R$1.300 de IR, terei que pagar R$110.
Portanto nesse caso seria melhor que ele declarasse IR separado, pois é isento. Mas se ele está como meu dependente no Carne Leao, ele pode declarar IR separado (e eu declarar que tenho somente 2 dependentes)? 
Obrigada!

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 08:21

Gabriela,
Você deve declarar em separado, pois é mais vantajoso, colocando 50% dos recebimentos para cada um, independente do nome que esteja no contrato, exceto casados no regime da separação total de bens.Neste ano pague o Carnê-Leão em separado, metade para cada um. O Carnê-Leão, colocando nenhum, 2 ou 3 dependente, é somente uma referência para o recolhimento antecipado. O seu imposto real devido você confere na declaração-> aba Resumo da Declaração-> Cálculo do Imposto, deste valor o programa desconta o IR pago no Carnê-Leão; saldo positivo você paga a diferença agora, saldo negativo recebe restituição. Como eu disse, não afeta em nada.

Além disso, mas não é usual, na resposta 84 do Perguntas e Respostas da Receita Federal:
No caso de propriedade em comum em decorrência da sociedade conjugal/união estável, o imposto pago por
um dos cônjuges
/companheiro ou retido na fonte pode ser compensado meio a meio, independentemente de
quem o tenha pagado ou sofrido a retenção; opcionalmente, o imposto pode ser compensado pelo total na
declaração de um deles, desde que tribute a totalidade dos rendimentos comuns.  

Quando você informa o CPF do cônjuge nas duas declarações a Receita Federal trata o casal como uma única pessoa,Por esse motivo que a totalidade dos bens comuns deve ser informada em uma única declaração e os rendimentos comuns 50% para cada um.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.