x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.571

Qual a melhor opção carnê leão ou MEI

ARIANE ALCANTARA

Ariane Alcantara

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 19:17

Boa Noite!
Uma pessoa tem uma empresa, oficina mecânica, ela é enquadrada no MEI, vai começar a passar cartão no seu estabelecimento. Mas o limite do MEI é so 6.750,00 mensal. Essa pessoa não quer passar a empresa para ME no momento.
Ela pensou o seguinte: abrir um MEI para sua esposa com outra atividade ou passar alguns valores do cartão no cpf dela, ai ela teria que fazer o carne leão todo mês dependendo do valor. 
Qual seria a melhor opção nesse caso, já que no momento ela não quer migrar para ME.

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 12:49

Boa tarde Ariane! Como vai?

Prezada o seu cliente em buscas de subterfúgio para fugir da condição de ME. Esta criando um problema que no futuro proximo pode virar uma "bola de neve". Creio que na situação imaginária, a melhor seria a criação de uma novo MEI. Se a esposa efetuar o recolhimento do carne-leão estará constituindo provas contra ela mesma. Torna-se obrigatório a entrega do DIRPF 2020/2019 para justificar os recebimentos de pessoa física. Contudo pode ocorrer nesse meio tempo recebimentos via cartão de credito/débitos de PJ e PF. Como seria declarado os recebimentos de PJ? Por isso acho interessante, mesmo não sendo a forma correta, se abrir um MEI. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.