x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 83

Declarar informações da Partilha do Inventário

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 15:37

Boa tarde,

Estou fazendo a declaração de um cliente que recebeu a herança de seu pai falecido, porém estou na dúvida de qual informação usar da escritura publica de inventário, pois ele tem mais dois irmãos e a mãe. Lá consta a cláusula de PARTILHA, onde diz que a mãe ficou com 50% do total dos bens e os outros 50% divido entre os 3 irmãos, ou seja (16,66% para cada). Em seguida tem a cláusula dos QUINHÕES que diz que o filho A ficou com 50% de uma CASA e 1/6 de um terreno, o filho B ficou com um apartamento e 1/6 do mesmo terreno e o filho C ficou com somente 1/6 desse terreno. A dúvida é: Se eu observar a cláusula da partilha é fácil pois coloco o percentual de 16,66% que cabe a esse filho e lanço sobre o valor total dos bens. Porém se eu colocar sobre o valor de como está a clausula dos  Quinhões aí complica, porque um filho vai ficar com mais do que o Outro, Como fazer isso e preencher a informação de transferência na declaração de espólio e fazer a declaração de imposto de renda preenchendo essa informação na ficha de bens e direitos.

obrigado! 
 

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 16:19

Tcheler:

Vale o que esta no documento. Há casos em que um parente bem sucedido abre mão de algo...
Muitos fazem partilha e não tem conhecimento das 3 situações que o Regulamento do IR permite para a transmissão do valor do bem, sem contar a maneira como esta transcrito no inventário. ..
Aparecem verdadeiras aberrações.
Explique a seu cliente como esta na partilha. É a melhor pessoa para lhe responder. Se disser que esta errado, precisa corrigir o formal.

De qq forma, volte a postar a solução

abs,
José Bezerra



TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 março 2019 | 11:19

Jose Bezerra Conceição, bom dia,

Concordo, mas a minha dúvida é se lanço o valor conforme cláusula da partilha ou se lanço valor conforme cláusula dos quinhoes!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.