x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 76

Declarar Imovel IRPF 2019

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 17:17

Olá 

Amigos!

Gostaria de saber como posso declarar um imóvel que foi vendido mas a parte do recebimento foi depositado em uma conta de uma pessoa diferente?

Por exemplo:

O imóvel está somente no nome da pessoa x mas essa pessoa x comprou esse imóvel junto com seu namorado na época, sendo que o imóvel ficou no nome da pessoa x,  mas hoje eles se separam e venderam a casa e essa pessoa x depositou parte do dinheiro que pertencia ao seu ex namorado na conta dele. Hoje estou fazendo a declaração do ex namorado dessa pessoa x.

Gostaria de saber com devo proceder? Agradeço antecipadamente:

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 23:30

Paulo:
Eu e minha namorada compramos um imóvel .  O contrato saiu em nome dela.
Em minha declaração de bens faço constar:
"1/2 ideal do imóvel situado a Rua X, nºY, etc... adquirido em sociedade com (dados de minha namorada)  cpf x, sendo o todo por XX e minha parte  Y"
Na declaração dela o mesmo histórico  acima com a informação  " em sociedade com (meus dados)."
Não deu certo o namoro, desistimos. Vendemos o imóvel. Cada um dá baixa em sua declaração.
ou,
Se o imóvel estiver constando apenas no nome dela e ela for boazinha, vende (parece que foi isto que aconteceu...)  e faz uma DOAÇÃO em dinheiro da minha parte.
É importante ela lançar na declaração dela que fez esta doação.
Na minha declaração registro o valor doado. Preciso ver se estou isento da tributação de 4% do Estado. Se ela tem mais de um imóvel deve preencher o GCAP (bem, desistimos e isto passa a ser problema dela rsrsrs.).
QQ. dúvida, volte a postar
Abraços,
José Bezerra
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.