x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 97

Reconhecimento da Receita faturada para órgãos públicos com enfase nos tributos federais

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 3 abril 2019 | 15:11

Prezados, boa tarde.

Tenho um cliente que presta serviços para órgãos públicos (prefeitura). O regime de tributação enquadrado é o Presumido.

Tomando como exemplo a seguinte situação:

Cliente presta serviços no mês de 03/2019. Entretanto as prefeituras liberam o faturamento somente no mês seguinte, por exemplo hoje dia 03/04/2019, podendo pagar no decorrer do mês.

Consequentemente a emissão de nota é feita após o mês da prestação. Como se trata de Lucro presumido, sem problemas apurar os impostos pelo regime de caixa (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) . Entretanto tenho algumas dúvidas:

1) Nesse caso, devo mandar o EFD Contribuições consolidado como apuração com base no regime de Caixa?

2) Devo setar no registro 0010 da ECF que a empresa reconhece as receitas por caixa (para bater com o estabelecido no EFD Contribuições)

3) Se eu provisionasse a Receita no mês da prestação de serviços para satisfazer o principio da Competência, como ficaria a questão da apuração do impostos nesse caso? (provisionarei para satisfazer um aspecto contábil. Ao lançar a Nota estornaria o lançamento de Receita realizado no mês anterior. Mas como ficaria a relação dessa provisão com por exemplo o demonstrativo EFD Contribuições? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.