x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 52

Declaração de imposto de renda

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:57

Ola.
Meus pais tem um imóvel que pertence 50% ao meu pai Ricardo e 50% a minha mãe Julia (consta o nome dos dois na matrícula). A minha mãe faleceu em 2017 e eu e minha irmã não fizemos o inventário. O nome da minha mãe ainda consta na matrícula do imóvel. Então tenho duas perguntas sobre o imposto de renda:
1) 50% do imóvel pertence a Espólio de Julia correto?
2) Como faz para declarar esses 50% do imóvel?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 10:17

Prezada Priscila;
Como não foi aberto Inventario ainda, a situação jurídica, seria que o bem pertence ao Espolio. Ou seja , o procedimento correto era fazer a declaração do Espolio com esse valor. já no ano de 2017, e repetir em 2018, porque ate então não houve o formal de partilha. O aconselhável e procurar um advogado para essas providencias, e assim no próximo ano estar tudo correto, o que a susta as pessoas são as despesas, porem os advogados em geral parcelam os honorários, os cartórios e o estado e que não, mas dependendo do Monte, as despesas são suportáveis pelos herdeiros, e fica correto os procedimentos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.