x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 60

DIRPF declarações não enviadas

ANA PAULA SIQUEIRA

Ana Paula Siqueira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 10:53

Olá Pessoal bom dia!

Tenho uma cliente nova que só agora soube que era obrigada a declarar IR devido ao recebimento de pensão alimentícia, terei que fazer as declarações desde 2014 (ano-calendário), ela deveria ter recolhido carnê-leão mensalmente. Minha dúvida: Posso fazer as declarações e ela pagar o imposto apurado na declaração anual, ou ela precisa necessariamente pagar os DARF´s mensais do carnê-leão?

THIAGO R J DA SILVA

Thiago R J da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:38

Boa tarde,
O correto é fazer o Carne Leão mês a mês, e declarar o Imposto pago na DIRPF, mas é bom efetuar os cálculos e ver se vai dar IR a pagar nas Declarações, de qualquer formar se você optar por recolher o Carne Leão atrasado vai pagar encargos pelo pagamento em atraso, Então você tem poucas opções.
1.Faz as DIRPFs sem recolher o carne leão, paga o IR se der a pagar e se der a restituir recebe, e corre o risco de a Receita cobrar o recolhimento do carne leão com encargos.
2.Faz  as DIRPFs recolhendo em atraso o carne leao e pagando os encargos, e se der a restituir recebe os valores de volta, e se der a pagar fica tudo certo.

Espero ter ajudado,

ANA PAULA SIQUEIRA

Ana Paula Siqueira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 12:05

Obrigada Thiago! ela não terá restituição, terá que pagar mesmo, então fazendo direto a declaração sem o carnê-leão mês a mês corremos o risco da receita cobrar os encargos né?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.