x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 117

ALUGUEL DE IMÓVEIS PRÓPRIOS

Bianca Menezes de Lima

Bianca Menezes de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:36

Bom dia á todos!

Preciso de um auxilio quanto á locação de imóveis próprios. É a primeira vez que tenho um cliente que realiza esse procedimento e estou um pouco perdida quanto ao procedimento. 

Meu cliente possui o CNAE  64.62-0-00 - Holdings de instituições não-financeiras , empresa do Lucro Presumido, e apartir de agora vai fazer a locação do seu imóvel próprio para outra pessoa jurídica,  e restam  - me as seguintes duvidas :

- Será  necessário fazer a inclusão do CNAE de aluguel de imoveis próprios ?
 -  Deverá ser emitido notas , recibos ? 
 -  Quanto ao recolhimento dos impostos , devemos recolher PIS , COFINS  , IRPJ  e CSLL ?? 

Elisabete Paiva

Elisabete Paiva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:59

Bianca Menezes de Lima,
Bom dia!
Se o imóvel estiver devidamente registrado em nome da empresa as respostas são as seguintes:

- Será  necessário fazer a inclusão do CNAE de aluguel de imoveis próprios ?
Sim, acrescente o CNAE 68.10-2-02

-  Deverá ser emitido notas , recibos ?
Sim, sempre emita o documento que irá embasar o cálculo dos impostos

 -  Quanto ao recolhimento dos impostos , devemos recolher PIS , COFINS  , IRPJ  e CSLL ?? 
Sim, pois esse aluguel estará fazendo parte do faturamento da empresa.

Bianca, atente-se para o fato de que a contabilização desse aluguel deverá ser feita baseada no CPC 28
O imóvel será Ativado como investimento
e o aluguel deverá ser contabilizado em conta de Receita a parte.

Ótimo dia e bom serviço pra ti!





Att.
Lisa Paiva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.