x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 15.803

Simples x Lucro Presumido Farmacia

carlos albero rodrigues

Carlos Albero Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 17:28

Boa tarde,

Prestamos serviços contábeis para uma farmácia, cujo faturamento mensal ja passa dos R$ 200.000,00 e está enquadrada no Simples Nacional. Foi levantada uma questão que se ela migrasse para o Lucro real ou presumido, pagaria menos impostos. Ela possui 10 empregados com remuneração média de R$ 580,00 e retirada do sócio de R$ 3000,00.
Levando em conta que 90% de suas compras, são com substituição tributária de ICMS, PIS e COFINS, e o INSS dos empregados com apenas 8%.
Gostaria de saber se realmente seria melhor para a empresa optar pelo sistema de lucro presumido ou real, uma vez que no cálculo do simples nacional, é favorecida pela substituiçao tributária de ICMS e tributação monofásica em PIS e COFINS.

encontrei varios assuntos com o mesmo topico, porem nenhum deles sanavam minha duvida por causa da forma que é feita tributação em cima de remedios e cosmeticos, pois o favorecimento no ICMS ST, PIS COFINS nunca sao mensionados nos outros topicos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 21:20

Boa noite Carlos,

Se a receita mensal desta empresa já é superior a R$ 200.000,00 e existe a expectativa de extrapolar o limite de R$ 2.400.000,00 anuais, á imperativo que solicite a exclusão do sistema do Simples Nacional ainda este ano para que tenha validade a partir de 01/01/2010. (Artigos 2º, 3º e 6º da Resolução CGSN 15/2007

Esta atitude evitará que extrapole o referido limite no decorrer de 2010 e que tenha que pagar o excesso acrescido de 20% o que a oneraria de sobremaneira.

As regras de substituição tributária do ICMS, e da tributação monofásica para o PIS e a COFINS, são válidas também para empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Real.

Inúmeras variáveis serão determinantes para opção pelo Lucro Presumido ou Real. Face a isto, é importante que você elabore - com base nas informações que já possui - estudo tributário com vistas a eleger a forma de tributação menos onerosa para a empresa em questão.

...

carlos albero rodrigues

Carlos Albero Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 20 dezembro 2009 | 17:56

Obrigado,

O fato dele estar muito proximo ao limite é o que nos preocupa, mais pelos calculos que fiz, o Simples ainda é o mais adequado e ele se manteve todo ano calendario com uma media de R$ 205.000,00. Eles não pretendem ultrapassar o limite, pois estao ciente disso. Minha grande duvida era realmente em cima da tributação monofasica, uma ves que ela é quem faz a diferença nos calculos de impostos, alem do ICMS ST e eu não tinha certeza se podia adotar a mesma regra do simples para o lucro real ou presumido.

Agradeço a atenção e ajuda, caso alguem(que esteja lendo esse topico) tenha o mesmo problema ou duvida, pode postar que eu darei minha contribuição no assunto tb. Estarei sempre abrindo aqui para ver.

Bom natal e feliz ano novo a todos

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Diego Geraldo Zuconi Cecilio de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 10:07

Bom dia a todos, sou recem formado em Ciencias Contabeis, e já tenho meu próprio escritório.

A minha Dúvida é a seguinte:
Tenho um cliente optante pelo Simples Nacional que possui uma filial, ele vai abrir uma farmacia, a minha idéia é de que a matriz seja farmacia e a filial seria no ramo de venda de eletronicos.

Poderá Farmacia possuir filiais com outro ramo de atividade?

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 22:12

Boa noite Diego,

Independentemente de quantas filiais possua a empresa é uma só, ou seja, você tem uma empresa (matriz) com várias filiais e não várias empresas representadas por várias filiais.

Você não pode pretender que uma parte da empresa explore determinada atividade e a outra parte explore atividade completamente diferente.

A menos (é claro) que as duas atividades estejam permitidas no Contrato Social da empresa (matriz).

...

Rene de Freitas Lopes Netto

Rene de Freitas Lopes Netto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 22:15

Bom dia a todos !
meu problema e quase o mesmo do Sr. Carlos Albero;
possuou uma farmacia, e somos optantes do simples nacional e hoje quero passa-lá para o lucro presumido, mas como citado acima nao tenho certeza se ela tera a mesma forma de conpensação que o simples nacional, a farmacia aqui fatura mensal de 150.000,00 a 200.000,00.
queria ter certeza se estarei fazendo um bom negocio transferindo ela para o lucro presumido.

Grato

att

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 23:32

Boa noite Rene,

Tenha em conta - além do que já mencionei na resposta dada ao Carlos - que se no primeiro ano de Simples Nacional a empresa extrapolar o limite permitido (2.400.000,00) será excluída de oficio com data retroativa à do início da opção.

Vale dizer que se (por exemplo) sua empresa aderir ao sistema em Janeiro de 2009 e em Outubro deste mesmo ano, extrapolar o limite, será excluída do sistema a contar do dia 01 de Janeiro de 2009.

Neste caso terá de recolher os impostos e contribuições com base na tributação pelo Lucro Presumido ou Real acrescidos de multa e juros desde Janeiro.

Considerando que o Simples Nacional já pago não poderá ser objeto de compensação e que a restituição é demorada e deve ser solicitada à cada Ente Federativo, é de se pensar várias vezes antes de se expor ao risco de ser excluído.

...

Andre carvalho

Andre Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 17:40

Ola, desculpe a demora pela resposta, estava de ferias e so voltei ontem.

Pelo que apurei aqui, quando o faturamente passa de 140.000,00 mensais, é mais interessante o sistema de lucro real, o presumido tambem, mais depende de alguns fatores, como o do ICMS, faça uma simulação de como seria com simples e como seria de real ou presumido.

eu ja exclui a firma do simples so nao decidi ainda qual tributação, real ou presumido, mais definirei essa semana ainda.

nao sei se podemos trocar telefone ou e-mail... se o adm permitir, me mande uma MP que te passo meu tel e podemos nos ajudar

Rene de Freitas Lopes Netto

Rene de Freitas Lopes Netto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 09:35

ola boa tarde

bem pelo que entendi ate agora, se eu que trabalho no lucro presumido possuo 3 tipos de listas sao as positivas, negativas e neutras vamos supor:
MEU FATURAMENTO TOTAL R$ 196.000,00
lista possitiva valor de R$ 78.000,00
lista negativa valor de R$ 69.000,00
lista neutra valor de R$ 46.000,00
quer dizer que com isso eu subtraio meu faturamento vamos supor 196.000-78.000-69.000= 49.000,00
eu irei entam apurar os meus tributos com esse valor de 32.000,00 e isso ?
e pelo que ouvi falar a perfumaria nao pode ultrapassar 20% do faturamento?

grato


Rene Lopes

Mariana Batista Vieira

Mariana Batista Vieira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 12:52



Ola aproveitando este Tópico sobre Farmácia.

Trabalho com Assessoria Contabil, e recebemos uma empresa com Atividade de Farmácia OPTANTE pelo Simples Nacional.

Preciso saber como será feito o Calculo dos Impostos em cima das vendas na Guia DAS?
uma vez que eu sei que produtos de hiegene pessoal e cosméticos tem uma tributação diferente;
e os remédios também é da mesma forma?


Desde Ja agradeço a atenção. Aguardo a resposta!

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 18:17

Senhor SAULO HEUSI!
Pelo que li acima postado por voce, quando a empresa ultrapassa o limite que permite a mesma de ficar no simples nacional (R$ 2.400.000,00) no decorrer do ano éla ja passa a recolher os impostos encima de outra tributação, real ou presumido? ou éla pede o desenquadramento atraves do portal do simples e continua recolhendo no simples com a aliquota maxima majorando mais 10% até dezembro do mesmo ano e só passa a recolher pela nova sistematica apartir de janeiro do proximo ano?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 20:56

Boa noite Adair,

O dispositivo legal que rege as exclusões da empresa da sistemática do Simples Nacional é a Resolução CGSN 15/2007

Seu questionamento abrange duas situações distintas:

1 - A empresa extrapolou o limite no primeiro ano de existência,

2 - O limite foi extrapolado a partir do segundo ano.

No primeiro caso se o limite foi extrapolado e o excesso foi superior a 20% do valor proporcional, a exclusão será com data retroativa e dar-se-á a partir do inicio das atividades da empresa. No segundo a empresa deverá (obrigatoriamente) solicitar a exclusão que produzirá efeitos a partir do primeiro dia do mês de Janeiro do ano subsequente e pagar o excesso aplicando-se a alíquota máxima com acréscimo de 10%.

Para saber mais promova pesquisa no banco de dados do Fórum acerca do assunto. Estou certo de que obterá todas as respostas que procura.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.