x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 151

DIRPF 2019 malha fiscal

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 09:12

Bom dia,

Um dentista que presta serviço no consultório como pessoa física caiu na malha fina, além de ser autônomo ele trabalha na prefeitura. O motivo da pendência na receita é que o livro caixa dele está superior ao total dos rendimentos referente a prestação de serviço autônomo, no entanto, com o rendimento da prefeitura a sua renda chega a ser bem mais alta que as despesas. Eu sei que as deduções de livro caixa só são permitidas para prestação de serviço de autônomo, só que de fato ele obteve todas essas despesas, todas elas comprovadas com nota fiscal. Como eu faço pra retificar isso?  

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 10:12

Bom dia, Juliana.

A dedução de despesas no livro caixa é limitada ao valor do rendimento recebido mensalmente.
Se ultrapassarem os rendimentos recebidos no mês, o excesso é compensado pelo carnê leão automaticamente.
Vale a pena rever o livro caixa porque nem toda despesa é dedutível. 
Portanto as despesas, se tudo estiver dentro da lei, não podem ultrapassar o rendimento do ano da declaração.
Se estiver tudo ok,  antes de retificar vá ao Posto da Receita Federal.
Dê uma olhada na variação patrimonial. Lá é fonte de informação para a receita.

Duvida, volte a postar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.