x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 407

SIMPLES NACIONAL - ICMS - CFOP - CSOSN

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 2 julho 2019 | 17:45

Olá!

Vou abrir meu negócio em janeiro de 2020, estou comprando meus estoques e cadastrando todos os produtos no sistema que vou utilizar.
Meu negócio será um comércio varejista de ferragens e ferramentas.

Por enquanto sou MEI, já que estou somente comprando e não estou realizando vendas ainda. Quando eu abrir oficialmente vou solicitar o desenquadramento.

De qualquer forma, eu compro e continuarei comprando (pelo menos por enquanto) de atacadistas. Fato é que são muitos produtos diferentes, com diversos NCM, CST e CFOP nas notas dos fornecedores.

Minha dúvida: existe algum método/padrão que descomplique para o empreendedor cadastrar os produtos em seu sistema para emitir NF?

Eu dei uma pesquisada, e alguns contadores orientam no seguinte (para vendas):

- Produtos sem ST: CFOP 5102 CSOSN 103 (sou do Paraná e tem isenção de ICMS até R$ 360 mil)
- Produtos com ST: CFOP 5405 CSOSN 500

O problema que são muitos produtos com CST diferentes que vem nas notas de compra, e muitos sem ST que, pelo que vi, tem um tratamento diferente. Por exemplo, CST 060.

Vejam, esses são alguns dos CST que já recebi nas compras: 060, 051, 551, 000, 260...

Dei uma olhada na tabela de correlação CST x CSOSN, mas fiquei com um pé atrás para utiliza-la em todos os casos. 

Ou realmente não tem jeito e em todo cadastro que eu for realizar precisarei solicitar ajuda do contador?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.