x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.039

Impostos sobre Comissão

Rafael Valadares

Rafael Valadares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Terça-Feira | 30 julho 2019 | 22:00

Vendo pedras semi preciosas e tenho que pagar uma comissão de 10% R$ 15.000,00 para um corretor/autônomo. Gostaria
de saber, quais os impostos devo descontar dessa comissão?

Ex: com relação ao INSS eu tenho que seguir o teto/tabela ou calculo geral, 15.000,00 x20% INSS = R$
3.000,00(Retido)

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 09:35

Bom dia Rafael tudo bem?

Neste caso ele você deverá rete o IR de acordo a tabela de imposto de renda que varia de 7,5 % a 27,5%, e tambem fará a retenção do valor de 20% da receita auferida para o INSS.  

Espero ter ajudado e bom dia

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 16:35

Então neste caso, somente haverá o prestador de serviço declarará sua renda por prestação de serviços autônomos, 

Pore se o montante das suas receitas auferidas ultrapassar a o valor de: 28.560,00 R$ deverá entregar a declaração de Imposto de renda se as receitas não sofreram retenções de IR deverá contar na declaração os ganhos e recolher o IR, para recolhimento do IR será utilizada a tabela do Imposto de Renda 2019.

O INSS informado é somente é para deixar claro que se tal individuo deverá recolher o INSS para estar segurado pelo INSS.

Espero ter ajudo e esclarecido sua duvida.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Rafael Valadares

Rafael Valadares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 20:36

Thiago Ferreira não respondeu a pergunta, só quero saber:
1 - Qual aliquota do INSS se aplica ao autonomo que presta serviço de corretagem a titulo de comissão para uma empresa?
2 - Se a aliquota aplicada é calculada em cima do valor cheio da comissão( 10mil ) ou pelo teto da tabela do INSS ?

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2019 | 08:32

bom dia,

20% sobre a receita auferida, porem o ideal é você procurar um contador para sanar suas duvidadas pessoalmente, pois assim, ele poderá te indicar outras possibilidades para você continuar mantendo suas relações com vendedores e evitar transtornos futuros.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.