x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 89

dúvida imposto de renda

milca

Milca

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 09:02

Bom dia prezados, estou com uma dúvida sobre imposto de renda, a cliente me procurou está com o CPF pendente de regularização, procurou orientação na receita federal e foi informado a ela que deve fazer a declaração de Imposto de renda e que após o processamento seu CPF vai estar regular, inclusive na receita federal foi informado os valores  a ela , ela recebeu rendimentos tributáveis no valor de 36.093,81 e teve retenção na fonte de 9.056,44, estes valores ela recebeu porque seu filho era militar e faleceu , ela informou que  estes valores recebidos foram  da rescisão dele neste caso. Minha dúvida é  a seguinte , preenchendo a DIRF 2019 , informei os valores que ela recebeu em 2018 de pensão do INSS já que o marido é falecido no valor de 17.381,98( rendimentos tributáveis) e 1450,95 de 13º salário , e mais o valor dos 36.093,81 e a retenção de 9.056,44 , o programa da DIRF 2019 me informa que tem valores a restituir de 8604,40 , este valor de restituição é correto ? Como faço para conferir este cálculo ou confirmar que é correto ?  Quais as hipóteses que a restituição é devida? E quanto a multa de 165,00 por entrega fora do prazo é devida? Muito obrigada.

Adriana Fernandes

Adriana Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 11:04

Bom dia!

A receita federal forneceu a ela o relatório com os valores a serem declarados e se vc informou esses valores nos campos corretos não terá problemas.
Para conferir utilize a tabela anual de IRRF que vc encontra no site da RFB.
A restituição é a devolução do montante pago ou do imposto retido a mais do que deveria.
A multa é de 1% por mês de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, sendo que o valor minimo é de R$ 165,74.
Após o envio da declaração é possivel acompanhar o processamento no e-CAC, caso sejam encontradas pendencias vc conseguirá corrigi-las antes do contribuinte receber a notificação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.