x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 52

IRPJ/CSLL QUOTAS

Alex Ribeiro

Alex Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2019 | 11:19

Bom Dia Amigos

Estou com uma duvida. tenho um cliente no qual eu faço apuração do IRPJ/CSLL trimestral e o pagamento dos impostos sao feito em quotas.

No entanto tem uma nota fiscal em especifico que ele ja pede para fazer todos os darfs respectivo a esse valor da NF (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL) e os demais valores das notas fiscais são feito em quotas, a pergunta é...Isso pode ser feito? Como ficaria desenhado esse caso na DCTF?

Obrigado

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2019 | 12:13

Bom dia Alex. Como vai?

Alex não ha base legal na legislação que ampare a situação acima exposta. Se o pagamento sera efetuado em cotas, será contemplado todo o saldo a pagar. Não há amparo legal que determine parte do pagamento no último dia útil do mês seguinte ao do trimestre e o saldo restante em cotas. Todo o valor tem que ser pago a vista, digo, no último dia útil do mês seguinte ao do trimestre, ou em cotas.
O que você pode fazer é emitir os DARF's referente a nota fiscal que ele solicitou com os vencimentos nas datas previstas para pagamento em cotas. Porém teremos um agravante. Não sabemos o valor da majoração que incidira na última quota.
Espero ter ajudado e que a resposta não tenha ficado confusa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.