x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 215

IRPF Declarado Indevidamente debito na PGFN

LUCIANO OLIVEIRA

Luciano Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 21 setembro 2019 | 08:28

Bom dia pessoal. Um antigo contador de um  amigo declarou IRPF expontaneamente com debito lancado no "outros" e simplesmente nao falou nada para esse amigo. Essa declaração acaba por ser indevida e iveridica. Acontece, que o débito foi inscrito na divida ativa da União, e o meu amigo nao tem como pagar. Algum dos colegas ja passou por essa situação? Sei q retificar o IRPF dele nao vai adiantar. Como explicar isso a PGFN? 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2019 | 05:40

Colega
Agendar para orientações IRPF, formar processo juntando a comprovação dos fatos relatados no processo, e aguardar andamento do mesmo, acompanhando  os despachos. Prepare-se, se a argumentação e a documentação nao forem cabais, ou seja fortemente fundamentada, vai para a malha finíssima, e todos os envolvidos, vão ser investigados, ponto a ponto. Se o valor e expressivo vale a canseira, mas se nao for, faça a avaliação de custo/beneficio. primeiro será na esfera administrativa, mas se nao derem ganho, terá que contratar advogado e partir para a via judicial, porem como alertei anteriormente, verificar tudo e se vale a pena. Pois acho difícil que um Contador tenha engolido uma mosca desse tamanho, porem pode ter acontecido. Voce colega se e contador e assumir esse problema, acautele-se também, pois se  o cliente esta tentando alguma magica, pode sobrar para voce, faça contrato e com os termos de resguardo de sua responsabilidade profissional, lutou muito para ter seu registro, e colocar o mesmo em risco.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.