x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 336

Despesas da Empresa pagas pelo Sócio

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 21:08

Boa noite Turma!

Me ajudem em um dúvida?. Então tenho um cliente sócio de uma empresa que costuma fazer pagamentos de contas da PJ em seu cartão PF devido o limite da conta PJ não ser suficiente. Geralmente são compras de produtos, todas as compras/despesas pagas pelo sócios têm NF em nota da empresa e, atualmente eles retiram o valor da PJ assim que a NF é emitida.
Duvidas:

1) Essas prática pode ser realizada?

Se sim,
2) Como fazer o reembolso da PJ para a PF de forma certa?
3) No IRPJ tenho que declarar esses reembolsos? Já no IRPF do sócio onde fica declarado esses reembolsos?

Se não,
4) Qual a melhor saída visto que a empresa não tem limite de crédito bom para realizar tal operação?

Wesley Mateus

Wesley Mateus

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 23:06

Boa noite,

Gabriel, a melhor forma e fazer um contrato de mútuo, onde deverá constar o valor emprestado, o prazo e taxa de juros, pois com o devido contrato poderá comprovar que o valor emprestado pelo sócio não é omissão de receita. Terá base para calcular o IRRF que será retido em cima dos rendimentos entre ouras coisas. 

Leia assuntos relacionados a mútuo.

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.