x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 106

Possibilidade de desistência e novo parcelamento do Simples Nacional

Ênio Jânio

Ênio Jânio

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2019 | 10:17

Bom dia 

Estou com a seguinte situação, o contribuinte tem parcelamento ativo no SIMPLES, e recolhe o imposto mensal dos atuais, só que ele atrasou alguns meses e recebeu comunicado de exclusão do simples em decorrência desses débitos, 

Posso pedi a desistência do parcelamento ativo e em seguida solicitar um novo, ou só consigo esse novo no próximo ano-calendário? 

Alguém pode me ajudar? 
Ficarei grato!

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2019 | 11:19

Ênio, bom dia.

O Simples Nacional admite um parcelamento ao ano.

Se este parcelamento (atual) não foi feito em 2019, você pode sim desistir e optar em parcelar todo o montante da dívida novamente.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Luiz Carlos

Luiz Carlos

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2019 | 13:58

Boa tarde Ênio,
como em outras oportunidades os colegas já manifestaram, no simples nacional só vigora um parcelamento por ano. Então seu cliente deve continuar pagando o atual e se não tiver condição de quitar as guias em aberto, deixa excluir conforme comunicado da Receita e no primeiro dia útil de janeiro/2020 faça novo parcelamento e após, solicite a reopção ao regime.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.