x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 17

acessos 28.893

CST IPI/PIS/COFINS novos codigos

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 13:18

Olá, Boa Tarde!
Não sei ainda como anexar documentos no forum, por isso encaminhei no e-mail mencionado em seu perfil os códigos CST de IPI/PIS/COFINS, e qual seria a dúvida???

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 14:12

Olá, Boa Tarde!
Não sei se vc está utilizando o sistema/Programa do governo, porém se for sistema de terceiros que acho que é seu caso, o programador deve verificar o layout da NFe (https://www.nfe.fazenda.gov.br) e o do Sped (www1.receita.fazenda.gov.br/sped) e acrescentar tais campos para atender as situações de código de CST.
Aí fica a critério do programador responsável ler o Layout e tomar as devidas providências.
GRATO/Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Luciano Barros

Luciano Barros

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 16:26

Oi! Emerson

Estou atualizando o cadastro de meus produtos com os novos CST de IPI, PIS e COFINS, no entanto estou com muita dúvida, não em realção ao sistema e sim a classificação correta do CST.
Nas aídas não tenho dúvidas, pois os meus produtos são tributados em alíquota zero, tanto para IPI quanto para PIS e Cofins então fica fácil, ficando, então, CST IPI = 51, PIS = 06 e COFINS = 06.

Mas em relação aos produtos que entram na empresa é que fico com dúvida, pois existem produtos que geram crédito de PIS e COFINS e outros não. Vamos dar exemplo de produtos que compro:
Ligados a ao produto vendido (gera crédito PIS e COFINS) seria CST=53 PIS E COFINS? e CST IPI seria Isento???

Energia Elétrica (Gera crédito PIS e COFINS) CST 53 para PIS E COFINS? e CST IPI?

Insumos (Gera crédito de PIS e COFINS) CST 53 para PIS E COFINS?
e CST IPI?

Matéria prima (Gera Crédito de PIS E COFINS)
CST 53 para PIS E COFINS? e CST IPI?

Entradas de Serviços (Não gera crédito PIS E COFINS) CST 70 para PIS e COFINS? e CST IPI?

Conforme IN 978 RFB

Agradeço se puder responder.

Luciano Barros

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 17:32

Olá Luciano!
No primeiro momento vendo que se trata de CST PIS/COFINS e IPI de entradas me surgiu uma dúvida: Vc está lançando uma empresa Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional?
Por entrar Energia Elétrica (Credito de PIS/COFINS) deve ser Lucro Real, por favor me informar para que lhe passe segundo o regime da empresa.
Aguardo e já agradeço
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Luciano Barros

Luciano Barros

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 08:37

Oi! Emerson

Realmente a empresa é tributada pelo Lucro Real, apura Pis e Cofins não cumulativos.
Como disse antes minha dúvida é de como classificar corretamente o CST de IPI, PIS e COFINS, já que minhas saídas são aliquotas zero de IPI e 99% das saídas são aliquotas zero de PIS E COFINS. Nas entradas eu tenho produtos me geram crédito de PIS E COFINS, já no caso do IPI os produtos que poderiam me gerar crédito, vem sem o destaque do Imposto, em função de declaração enviada ao fornecedor para não tributar o IPI conf. a Lei, se menha memória não me trai 10.637/2002.
Grato.
Luciano Barros

ANA PAULA GHELLER

Ana Paula Gheller

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 31 dezembro 2010 | 09:40

Olá...
Gostaria de uma ajuda...preciso realizar o cadastro dos CST para PIS/COFINS e estou em duvida com relacao ao tipo de empresa...
Sou de uma cooperativa no RS(trabalhamos com leite e insumos agropecuários), tributada pelo lucro presumido.
As nossas operações sao isentas devido ao ato cooperativo...independente das mercadorias vendidas...Tanto nas entradas quanto nas saídas o CST correto seria o 07 Operação Isenta de Tributação??

Grata
Ana P.

Fábia Garcia

Fábia Garcia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 12:26

Janaina, boa tarde!

Pelo que entendi, empresas do Lucro Presumido irão usar a CST 70 em todas as entradas de matéria-prima, embalagens.. Recebemos a informação de que é para evitar usar a CST 98, 99.. Mas também temos a seguinte dúvida:

Quando da entrada de devolução de vendas, que é abatido da base de cálculo de PIS e COFINS, qual o CST usar?

Aguardo e desde já agradeço a atenção.

Jamberly Mattos

Jamberly Mattos

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Domingo | 15 janeiro 2012 | 18:36

Boa Noite, estou tendo que atualizar o cadastro de produtos aqui da empresa e agora tenho que preencher os codigos do PIS e COFINS,
Trabalhamos com Tintas, Vernizes que tem ST e alguns produtos tributados integralmente, estamos no RJ, no Lucro Presumido e fazemos vendas para pessoas juridicas e pessoas fisicas(sempre consumidores finais)

“De longe,o maior prêmio que a vida oferece é a chance de trabalhar muito e se dedicar a algo que valha a pena.” –Theodore Roosevelt
Janaina

Janaina

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 08:47

Gente

estou com dúvidas e não estou conseguindo configurar as CSTs do meus produtos.

Alguém tem por favor alguma tabela pra me enviar?

Tenho muitas dúvidas quanto a algumas operações.

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 18:02

Vanessa, boa tarde.
entendo que nao vai adiantar vc ter um exemplo prático.
O programa do PisCofins realmente é complicado.
Vc deve primeiro verificar o cadastro do produto se o seu setor de TI fez o layout correto do programa, ou seja,vc deve informar todos os dados para o produto, ou seja, CST, NCM ,cfop, natureza da receita etc etc.
Depois verifique se a nf foi lançada corretamente com todas as amarraçoes.
Verifique no validador se todos os registros que ele pede estao preenchidos, desde que adquados a sua situaçao.
Finalmente gere e importe para o validador.
Sempre peça para o validar gerar a apuraçao dos impostos e depois valide.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.