x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.013

Retificação de ECF – mudança de tributação

Paula Fernandes de Jesus

Paula Fernandes de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 09:48

Bom dia,
Peguei uma empresa que o contador anterior entregou ECF zerada. Agora tentando retificar com as informações corretas percebi que alem de enviar zerada, Foi entregue como sendo optante pelo Lucro Presumido quando na verdade a empresa é optante pelo Lucro Real.
Sei que não se pode retificar a escrituração por motivo alteração de forma de tributação. Gostaria de saber se alguém passou por essa situação e como procedeu.

Maisa Cardozo Estevam

Maisa Cardozo Estevam

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 09:08

Bom dia Paula, aconteceu comigo a mesma situação e a unica opção é você entrar no seu sistema onde gerou o arquivo e selecionar a opção  "ECF original com mudança de tributação, Art. 5º da IN Nº 166/1999". Porem vai ter multa por entrega fora do prazo, mas não tem outra opção a não ser essa.
Qual sistema você usa?

Paula Fernandes de Jesus

Paula Fernandes de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 09:51

Bom dia Maisa, eu uso o sistema Domínio.
Eu até pensei nessa opção, mais fiquei com duvidas em relação a essa opção de enviar como original. E a outra entregue? vai ficar 2 originais e não sei como a Receita vai lidar com essas informações.

Maisa Cardozo Estevam

Maisa Cardozo Estevam

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 18:55

Paula, também uso o Domínio.
não ira ficar duas declarações, pois no sistema você colocará o numero do recibo da declaração enviada errada. Sendo assim, essa nova declaração irá substituir a outra enviada com erros. Porem terá a multa por entrega em atraso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.