x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 75

obrigatoriedade de Imposto de renda PF vs investimentos em cdb e fundos investimento imobiliarios

miguel

Miguel

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 20:08

Ola pessoal,

Sou leigo no assunto e gostaria de uma orientação e saber se minha interpretação esta correta.
Primeiramente o cenário é o seguinte: Não Atinjo o  28.559,70 anuais de renda
Nunca fiz uma declaração de imposto de renda por não se enquadrar em nenhum dos outros quesitos de obrigatoriedade.

quero investir em CDB um valor cujo rendimento NÃO chegará nem perto de 40 mil reais no ano..e como o imposto é retido na fonte, continuo sem a obrigação de fazer a declaração do imposto de renda. Estou certo ou errado até aqui?

E isso se aplica também em outros tipos de investimentos como Fundos de investimentos imobiliários?
sei que para pessoas físicas o rendimento é isento, porem o lucro na venda deve ser tributado. Minha dúvida é se só por fazer esse tipo de investimento eu ja serei obrigado a fazer a declaração? 

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 20:51

Miguel,

Se os valores dos  investimentos não superarem os seus rendimentos oficiais, tranquilo.

O problema é quando se aplica recursos informais...

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.