x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 153

MEI -> ME + mudança de atividades + leão PF

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2019 | 14:12

Boa tarde, inicialmente agradeço a todos pela atenção e ajuda.

Estive observando várias mensagens aqui do fórum e não encontrei problema parecido com o meu.

Sou engenheiro e tenho uma MEI de comércio de produtos de informática, a qual (se tudo der certo) vai estourar o faturamento me obrigando a passar a empresa para ME.

Aproveitando esse desenquadramento, procuro adicionar à empresa as atividades de engenharia como perícias, laudos e consultorias que efetuo de vez em quando. Essas atividades são um adicional ao meu trabalho celetista.

Acontece que "serviços de engenharia" se enquadra no anexo VI que tem uma das maiores tributações do simples enquanto o comércio de produtos é a menor das tributações... portanto... como se procede para a escolha do CNAE nesse caso? É possível recolher X para 1 CNAE e Y para outro? É possível a empresa ter 2 CNAEs bem distintos?

Ainda sobre a MEI... esse ano declararei meu IRPF, os lucros provenientes do MEI irão sofrer mordidas do leão? Falo isto pois meu trabalho celetista já me enquadra nos 27,5% de IR e eu frequentemente aporto dinheiro da empresa pra minha conta bancária pessoal. Outra dúvida é se o valor tributado pela MEI é o valor de faturamento ou é o faturamento - despesas que temos que declarar ao final do ano. E pra finalizar... se eu pago meu DAS e demais impostos na MEI, quando eu passo pra minha conta pessoal eu pago imposto de novo sobre o lucro que sobra?

Desculpem a extensão mas eu estou bem perdido e agradeceria enormemente a ajuda.

Abraços.
Rafael

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 22 novembro 2019 | 10:28

Rafael,