x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 376

Regularização GFIP sem movimento - Migração MEI para ME

João Felipe Alves

João Felipe Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2019 | 12:13

Bom dia, Pessoal. 

Tenho uma ME que foi desenquadrada do MEI em Janeiro de 2019, e estou com uma dúvida com relação à transmissão SEFIP/GFIP sem movimento. Bom, vamos lá:

Baixei o relatório da receita, e lá consta Ausência de Declaração GFIP em dois períodos: de Setembro a Dezembro de 2018 + 13º, e o outro período é de Janeiro a Agosto de 2019. Segue a imagem: Pendências GFIP

Muito importante salientar que de Setembro a Janeiro de 2019, estava enquadrado como MEI, a partir de Fevereiro, ME.

Outro ponto, é que não houve faturamento em nenhum mês desde a abertura do CNPJ.

Minha dúvida então, é como seria a maneira correta de transmitir a Certidão Negativa. Quantos e quais arquivos eu tenho que gerar? Um pra cada mês + 13º? Lembrando que em Janeiro de 2019, houve mudança de regime de tributação de MEI para ME.

E qual o prazo ou data recomendada para transmissão da certidão, para que eu não esteja sujeito à nenhuma multa.

Grato desde já.

Abraços!



Hugo Caserta

Hugo Caserta

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2019 | 12:48

Você deve fazer a de setembro/2018 sem movimento que já vai dar baixa no restante. Quando existir receita agora você deve emitir a GPS. 

Avisando também que está demorando muito! Estou há 6 dias aqui e nada. Muitos clientes querendo emitir a Certidão Negativa mas tá difícil essa receita federal. Pior Sistema.

João Felipe Alves

João Felipe Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2019 | 13:08

Fala, Hugo. Muito obrigado pela resposta.

Mesmo eu tendo sido desenquadrado do MEI nesse período que consta pendente se eu fizer a transmissão só de setembro, dá certo?

A empresa online de contabilidade que sou cliente, me ofereceu o serviço para que fizesse a transmissão de cada competência, e o total daria 7 envios. Achei estranho, uma vez que o valor cobrado por tal serviço foi abusivo, vide simplicidade do processo, e por isso fiquei com essa dúvida.

Obrigado.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.