Rubens Domingos Ferranti
Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro Ola amigos, gostaria de trocar uma idéias quanto a tomadas de decisão mediante estratégia. Faço a contabilidade de uma industria de móveis no Lucro real, ( balancete suspensão e redução ) com faturamento médio de 25 milhões/ano. O fechamento do mês de outubro indicou um lucro liquido no período de aproximadamente 12,5%.
O problema é que quando faço simulação com os mesmos valores ( receitas/custos e despesas ) utilizando o método de Lucro presumido, o resultado apurado é bem maior do que o que estamos alcançando com o lucro real.
Nas minhas simulação, mesmo perdendo o credito de 9,25% sobre as entradas consequentemente aumentando o CMV, pois essa perda acaba sendo amplamente compensada com o IRPJ e a CSLL , visto que nesse índice de lucro, ( +ou - 12,5%) a presunção é bem mais atrativa e compensatória.
Enfim alguém tem alguma situação onde o lucro liquido fica bem maior que o índice de presunção, e ainda mesmo assim torna-se viável o Lucro real??? H a possibilidade que eu esteja equivocado???? pois os empresários não querem arriscar outro regime....
O que poderia dar errado em uma mudança dessas ???? alguém consegue me ajudar com alguma experiencia ja vivida, ou conhecimento técnico e pratica nisso ???