x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 942

Código de Acesso - Pessoa Física

Natalie Paulina

Natalie Paulina

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 17:19

Boa tarde!

Ao tentar gerar um Código de Acesso - Pessoa Física no ECAC, ele me pede o numero de recibo de IRPF dos anos de 2018 e 2019. Porem eu nunca entreguei. Como proceder?

Natalie Paulina

Natalie Paulina

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 17:49

Oi Meyke, Boa tarde!

Obrigada pela informação.. Só mais uma coisa se possível.
Considerando que eu nunca entreguei porque nunca foi preciso, se eu entregar agora com faturamento anual até 25 mil, por exemplo, ele se consideraria isento (não obrigado) logo não teria multa por atraso de entrega porque ele não é obrigado. Correto? Eu posso fazer isso para então obter o meu acesso ao ECAC? 
E quando eu vou gerar, ele me pede dois recibos, de 2019 e 2018. Se a questão acima estiver certa, eu consigo fazer apenas com o numero de 2019 ou teria que fazer de 2018 também?

A situação é que meu cliente precisa de uma CND do CPF dele porem não está saindo.. Fazer procuração seria a ultima opção..

Obrigada desde ja

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2019 | 13:17

Natalie Paulina, boa tarde.

Não acho que fazer a declaração, só para conseguir gerar o código de acesso, seja a solução mais adequada para esta sua situação.

Porque não solicita ao seu cliente que vá até uma agência da RFB e solicite o Relatório de Situação Fiscal por lá e te encaminhe?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2019 | 14:14

Natalie,
Boa tarde! Se o eCAC está solicitando esses dois números de recibos, então as declarações foram entregues.
Se o contribuinte não tem cópia dos recibos, então, como bem disse o Yuri, ele deve ir até a RFB e solicitar o relatório fiscal. Ou pelo menos a informação dos números dos recibos para você poder gerar o código de acesso.
De repente, como não saiu a certidão negativa, talvez tenha débitos de IR ...

Natalie Paulina

Natalie Paulina

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2019 | 17:15

Yuri, eu concordo contigo. Seria o jeito mesmo. 

Porque não solicita ao seu cliente que vá até uma agência da RFB e solicite o Relatório de Situação Fiscal por lá e te encaminhe?
Seria o jeito mesmo..

Marcio, 
Se o eCAC está solicitando esses dois números de recibos, então as declarações foram entregues.
É a minha teoria também!
Mas falarei para meu cliente ir diretamente na receita verificar o que houve. Abri o questionamento porque até então minha ordem era de não incomodar o cliente e resolver rs. Mas não tem jeito!

Muito obrigada pessoal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.