x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 9.239

Carta de Isenção de IPI (urgente)

Higor Rodrigues Silva

Higor Rodrigues Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Geral
há 4 anos Quinta-Feira | 2 janeiro 2020 | 16:22

Olá,

Minha empresa faz muitas compras de embalagens para envase de diversos produtos apícolas (mel, própolis, e etc) e nos foi solicitado envio de uma ´carta de isenção de IPI´. Pelo o  que eu li, e conforme nos foi passado pelas fábricas de embalagem minha empresa se enquadra na isenção. Entretanto nenhum contador da minha cidade sabe/ou consegue fazer essa declaração.A fabricante das embalagens me enviou um modelo, e me pareceu ser uma declaração muito  simples, com firma reconhecida e que explicite em qual categoria minha empresa se enquadra dentro da lei que prevê a isenção. Mas meu contador acha que deve ser necessário algum cadastro prévio na Receita Federal antes de se fazer essa declaração.
Minha dúvida em essência é como obter essa isenção, e se é necessário algo além da declaração.
Minha cidade possui poucas indústrias e ninguém sabe nos informar direito, estamos pagando o imposto mesmo com direito a isenção pois não temos a declaração. Minha tentativa no fórum é tentar fazer sozinho essa declaração pois cansei de esperar resposta dos contadores com quem entrei em contato.
Qualquer informação ajuda,

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.