x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 3.801

Arquivo Digital - Pis e Cofins

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 14:47

Para os pedidos de compensação ou ressarcimento dos creditos do pis e cofins, a partir de 2010 deverá ser apresentado arquivos digitais a Receita Federal de uma série de informações. Minha dúvida é a seguinte: esse arquivo deverá ser elaborado pelo próprio programa SVA? Obrigado.

ROGÉRIO VIEIRA DE SOUSA

Rogério Vieira de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 23:06

Jucimar boa noite,

O programa SVA é um sistema que valida, autentica e envia arquivos magneticos. A partir de 01.02.2010 fica o contribuinte que pretente elaborar através da PER/DCOMP 4.3 pedidos de ressarcimento e declaração de compensação a enviar arquivos magneticos contento dados das notas fiscais de compras e vendas que gerou os créditos.
De acordo com a IN RFB Nº.981 de 18/12/2009.

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 13:30

Muito estranho a Receita Federal não ter disponibilizado um programa gerador desse arquivo, apenas tem o validador SVA. Tenho certeza que se existisse esse programa gerador, não teríamos tantas dúvidas como estamos tendo. Qual a opinião dos consultores? Abraço

Islaine Calixto Azevedo

Islaine Calixto Azevedo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 11:45

Estou tentando utilizar o programa SVA e não estou conseguindo. Após cadastrar a empresa, tenho que importar as tabelas auxiliares, e isso eu não sei fazer. Consultei o email disponível no Ajuda do SVA (@Oculto) e recebi essa resposta da 'Equipe de Suporte ao Sistema de Validação e Autenticação de Arquivos Digitais - SVA':

[Siga as orientações constantes do Anexo Único do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 15, de 23 de outubro de 2001, alterado pelo Ato Declaratório Executivo Cofis nº 55, de 11 de dezembro de 2009, que pode ser encontrado no portal da RFB em "Legislação", "por Ato Legal", "Atos de 2009", "Atos Declaratórios Executivos", "Atos Declaratórios Executivos da Coordenação-Geral de Fiscalização - Cofis", "ADE Cofis 55".]

Consultei o Anexo Único do ADE Cofis 55/2009 e ainda não sei como fazer para criar as tabelas auxiliares. Sei que o formato é txt e cada campo tem o tamanho já especificado, mas como e onde digitar? Tentei montar um arquivo txt e fui contando letra pro letra e número por número até formar o tamanho do campo, mas isso é massacrante. E mesmo assim o programa apontou ajustes a fazer que eu não soube resolver.

Tenho muitas notas para digitar. Será que não existe um manual de preenchimento completo. Por favor, alguém sabe o que devo fazer?

Celso

Celso

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 13:07

Boa tarde Islaine,

Geralmente os programas de escrita fiscal geram esses arquivos de acprdo com a IN 86/2001. Entre em contato com o suporte do programa que você utiliza para orientar sobre os procedimentos para gerar esses arquivos.

Perspectiva Contábil Ltda
ALEXANDRE MONTEIRO RAMOS

Alexandre Monteiro Ramos

Bronze DIVISÃO 2, Controlador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 13:36

Julcimar boa tarde!

O SVA só valida, as grandes dificuldades que todos estão tendo é no momento a importação do sistema contábil, para o SVA, hoje em dia todos os sistemas utilizados não indicam a descrição do produto e essa informação é necessária, sem ela todo o trabalho será em vão.
O importante a fazer é montar um sistema simples somente de coleta de dados e após todo o preenchimento transmitir para o SVA. Lembrando a todos que essa necessidade não somente após 02/2010, caso o credito acumulado seja de exercício anterior, também será necessário o envio SVA, caso contrario o crédito será glosado!

Delia Maria Cardozo Figueira Lopes

Delia Maria Cardozo Figueira Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 11 junho 2011 | 12:55

Bom dia Pessoal!

Será que alguém já conseguiu transmitis algum SVA que se referisse a período anterior a 2009? ou mais precisamente, referente 2007? á testei com dois sistemas contábeis e eles só abragem de 2009 pra frente.
Por favor... me indiquem algum sistema que de fato resolva. Agradeço bastante pela colaboração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.