x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 71

Ajuda com declaração de prêmio científico no exterior

Alex Zan

Alex Zan

Iniciante DIVISÃO 2, Mestre
há 4 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2020 | 12:25

Olá, boa tarde a todos,

estou com um dúvida e já consultei alguns contadores que conheço e nenhum conseguiu me responder com certeza sobre a seguinte questão:

minha esposa foi premiada em Portugal em um prêmio científico de melhor tese. Viajamos para lá em dezembro de 2019 para a cerimônia de entrega do prêmio, que compreendia um valor em euros. Esse valor foi depositado na conta de minha esposa no Brasil e foi liquidado no dia 2 de janeiro de 2020. Em Portugal, prêmios dessa natureza são isentos, e no Brasil pelo que pude encontrar de informação, prêmios são descontados direto na fonte pagadora.

Como devemos declará-lo? Obrigado desde já pela ajuda. Procuramos muito na internete e não parece ter havido alguma situação similar relatada.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2020 | 08:25

Os rendimentos provenientes de fontes pagadoras situadas no exterior estão sujeitos à incidência mensal do imposto de renda, na modalidade “carnê-leão”, a Receita Federal disponibiliza em seu site o programa Carnê-Leão, que auxilia o contribuinte no cálculo do imposto e emissão de DARF.
As informações de rendimento e imposto pago somente deverão ser prestadas à Receita Federal uma vez ao ano, mediante entrega da Declaração de Ajuste Anual, ou seja, na época de e entregar o Imposto de Renda ref 2019 verifica-se se está no limite e declara-se este valor.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.