x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 152

IRPF - Capital social de MEI

Rhelga Westin

Rhelga Westin

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 4 anos Terça-Feira | 3 março 2020 | 14:07

Olá pessoal, preciso de ajuda na declaração de IR pessoa física.
Tenho uma MEI. Quando eu a abri, coloquei capital social de R$ 33.800. Um erro muito comum pelo que pesquisei: eu havia colocado meu salário anual (na época eu era CLT) . Ano passado eu vi que estava errado e diminui o valor para R$ 2.000. Nem sabia se podia fazer isso, mas acabei fazendo pois o campo estava livre para edição na SIMEI.

Ai começa minha dúvida.

Ano passado meu contador declarou o valor anterior no meu IR em "Bens e Direitos". Esse ano decidi fazer meu imposto sozinha e agora não sei ao certo como proceder. Para atualizar corretamente eu deveria inserir, na mesma aba de "Bens e Direitos", o valor de 2018 (R$ 33.800,00) e colocar R$ 2.000,00 no ano de 2019. Mas soa como se eu tivesse tido lucro e na verdade eu só estava corrigindo um erro.

O que fazer?

JAILSON SOARES CAMPELO

Jailson Soares Campelo

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 3 março 2020 | 17:42

Boa tarde! Rhelga

O valor informado no bens e direitos na DIRPF, tem que ser igualzinho com o valor evidenciado no SIMEI, pelo meu entendimento você informou inicialmente um valor de R$ 33.800,00 viu que estava errado e corrigiu para R$ 2.000,00, sendo assim, no bens e direitos deve consta o valor de R$ 2.000,00.

Rhelga Westin

Rhelga Westin

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 4 anos Terça-Feira | 3 março 2020 | 18:09

Olá Jailson! Obrigada pela resposta. Eu ia fazer exatamente isso, posso fazer então sem ressalvas? Não dá nenhuma incoerência sendo que o valor declarado ano passado era o de R$ 33.800?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.