x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 64

Lindy Duarte

Lindy Duarte

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Diretoria
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 13:40

Olá a todos... Bem estou com um problema e não sei como proceder. Eu sou MEI e todos os anos faço a minha declaração normalmente. Aconteceu de no ano de 2017 eu fazer uma declaração com o valor errado. Era por volta de 5.000,00 e eu declarei 50.000,00... Sem problemas até então nem me dei conta disso. Esse ano eu fui declarar novamente o imposto de renda do MEI e descobri que estou em divida com o governo pois não fiz a declaração dos anos passados... O problema maior é que a minha renda é pequena e eu entro como dependente na declaração do meu esposo. Eu entrei no site do MEI e fiz a retificação, mas não sei como devo proceder corretamente. Eu devo declarar o meu IRPF mesmo não tendo nem um valor tributável?

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 13:49

Lindy, boa tarde. 

Se você não se enquadra em nenhuma das situações que te obrigue a fazer a declaração de IRPF, você não precisa declarar.

Se você consta como dependente na declaração de seu marido, este deveria informar seus rendimentos na declaração dele. (Como você tem renda, não aconselho que faça este tipo de operação, afinal, suas receitas/despesas podem mais prejudicar ele do que ajudar. Procure um bom contador para te auxiliar na análise dos lançamentos e saber se é viável ou não).

Eu não entendi bem o que você quis dizer com "divida com o governo". Eles estão te cobrando algum valor ou estão dizendo que você está com ausência de declaração? 

Por partes. Se você declarou um valor alto na sua declaração de MEI, parte deste valor pode ser tributável no IRPF, então sim, você estaria na lista de obrigados a entrega de declaração, e consequentemente até obrigada a pagar algum imposto.

Se eles estão te cobrando algum valor, aí será necessário ver a natureza do tributo que está sendo cobrado, assim, saberá do que se trata, e também se será necessário fazer alguma retificação em alguma declaração que você possa ter entregue.

Espero ter ajudado, caso contrário, só chamar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.