x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 66

IRPF - Pessoa que é funcionário privado e tem uma empresa aberta

Eli da Silva Junior

Eli da Silva Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 14:37

Pessoal,
Abri um CNPJ LTDA no ano passado juntamente com um sócio. Porém o projeto não continuou e não tivemos nenhum tipo de receita ou despesa.
Não teve pró-labore porque não houve trabalho nenhum.

Em relação ao meu IRPF 2020:
1) Eu apenas tenho que declarar que tenho esse CNPJ em Bens e Direitos em meu IRPF?
Tenho 50% das quotas.
2) Não entreguei nenhuma obrigação acessória da empresa desde que abrimos, isso poderá dar problema se eu declarar no IR que tenho essa sociedade?

Obrigado desde já!

Atenciosamente,
Eli Jr.
Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 15:12

Boa tarde.

Sim, você deve declarar no IRPF em bens e direitos que tem a sociedade, informando sua participação na mesma.

Problemas referente ao informar no IRPF não, mas uma hora a empresa vai dar problema por conta das ausências de declarações e outros que se fizer necessário, e isso um dia poderá afetar seu CPF. 

Eli da Silva Junior

Eli da Silva Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 16:08

Thiago, 
Obrigado pelo retorno.

No caso, quais declarações eu teria que ter entregue neste ano de 2019? Estou com medo de dar problema no CPF, porém nem sei o que pode ocorrer.
Abrimos ela em Janeiro/2019 e ela está no L. Presumido.

Atenciosamente,
Eli Jr.
Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 17:26

Eli,

Existem várias, tais como, DCTF, EFD, ECF, Esocial, EDF-Reinf, RAIS, isso vai variar de ramo de atividade de empresa e de estado para estado, aconselho, caso não trabalhe na área, que procure um contador de confiança e peça ajuda para identificar quais as declarações sua empresa está obrigada, afim de evitar multas desnecessárias. 

Talvez só uma declaração inativa 99% dos teus problemas, mas o correto é procurar um bom profissional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.