x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 70

Imposto de renda pessoa física. Ampliação de imovel

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 7 março 2020 | 22:56

Pessoal alguém me tira uma dúvida.

Tenho uma casa no meu imposto de renda, financiada (minha casa minha vida). Comprei junto com a esposa.

O imóvel é declarado no meu ir. E fazemos declaração individual.

Fizemos uma ampliação, com crédito consignado da minha esposa.

Algum problema lançar a ampliação no meu ir? A evolução patrimonial gerada foi quase 80% do total dos rendimentos... 

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 8 março 2020 | 09:18

Wilson, bom dia.
Os bens comuns do casal devem ser relacionados nas declarações de um dos cônjuges.

Exemplo:
Esposa declara todos os bens do casal na sua DAA.
O esposo irá apenas relacionar seus rendimentos, indicando no campo 99 em Bens e Direitos que os bens comuns do casal estão lançados na DAA da esposa xxx, CPF: xxx.

Fonte: Perguntão 2020, questão 434.
(Baixar material).

O mesmo procedimento vale para as dívidas contraídas.
Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 9 março 2020 | 08:45

Hugo Ribeiro , não entendi...
Que campo 99 é esse?
Em bens e direitos, encontrei o código 99 - Outros Bens. Ali informo o valor total dos bens da declaração do cônjuge? 
E as dívidas? Não tem campo 99. Tem o campo 16 - Outras dívidas... Informo as dividas do cônjuge?

Exemplo: No meu caso é o contrario do seu exemplo. A casa esta na minha declaração e a divida da reforma na declaração da esposa.
Então:
Na declaração da Esposa eu informo a casa em 99-Outros Bens (não fiz isso nos anos anteriores)
Na minha eu informo o empréstimo dela em 16-Outras dívidas e ônus

é Isso?

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.