x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 112

Jorge Samir

Jorge Samir

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 17:49

Bom dia colegas, venho aqui tentar sanar uma dúvida, àqueles que puderem me ajudar, desde já agradeço. Uma cliente possui um apartamento pelo sistema Minha Casa Minha Vida Programa PAR, recebeu o apartamento em junho de 2010, pagando mensalmente o valor do arrendamento,  em agosto de 2016, pagou o valor aproximado de R$17.000,00, quitando o mesmo e em março de 2019 recebeu a escritura deste apartamento. A duvida é como declarar este apartamento no IRPF, ela declara IRPF desde 2017 e não declarou este apartamento pois não tinha a escritura e ainda não estava no nome dela.Como declarar e proceder na declaração do IRPF. Obrigado.

JAILSON SOARES CAMPELO

Jailson Soares Campelo

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 08:51

Olá,

Uma possibilidade seria retificar as 5 últimas declarações, constando na ficha de bens e direitos, outra possibilidade seria lançar nessa declaração desse ano, se a declaração dela for simplificada é mais tranquilo, agora se a declaração for detalhada/completa, fica difícil justificar a compra do bem sem valor no caixa. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.