x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.029

Compensação Simples Nacional

Pamela Martins

Pamela Martins

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 08:45

Olá, tudo bem?
Estou com a seguinte dúvida, pedi a compensação do simples para um cliente, portanto esse mês restou um saldo de 581,24 para compensar e a guia dele é de 2.976,35, que vencerá em 20/03, fiz o processo para compensar esse valor, pois agora pode pedir compensação não só do DAS vencido, quanto do DAS a vencer, porém no momento de emitir o DAS ele continua com o valor anterior de 2.976,35, sem considerar a compensação. Alguém já teve alguma situação parecida?

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 09:17

vc tem que verificar como é formado esse saldo que possui, quais impostos, pois só compensa com o mesmo tipo de imposto

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria
Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 12 março 2020 | 09:38

Bom dia, aconteceu a mesma coisa comigo, tive que gerar o das cheio para o cliente pagar, porque compensou mas ao gerar o das ele sai cheio, não entendi nada rsrs

Pamela Martins

Pamela Martins

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 16 março 2020 | 15:07

Mas eu já fiz a compensação, e sim, são dos mesmo impostos, a questão é que ao gerar o DAS o sistema gera com valor total sem reconhecer o resíduo a deduzir.
Edit 1: Para aqueles que tem a mesma dúvida que a minha, a compensação pode ser feita do imposto a vencer, porém a guia só pode ser emitida com os devidos descontos a deduzir após o vencimento e após constar como débito no Simples Nacional, ou seja, mais ou menos após cinco dias do vencimento. E só conseguirá emitir a guia na aba "débitos" no dia em que for feito o pagamento, pois se emitir na aba "gerar DAS" a guia sairá com valor normal.

Jean Lima

Jean Lima

Iniciante DIVISÃO 5
há 3 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 10:37

Ola Pessoal, boa tarde,!

tive uma situação idêntica a situação acima, na competencia do mes 06/2020 fiz o pagamento a maior do DAS, apos fazer o pagamento maior eu fiz a retificação do pgdas 06/2020 para o valor correto e isso me gerou um " credito " na Receita, na qual utilizei para compensar o Simples da competência 09/2020, apos fazer a compensação emitimos um DAS avulso da Diferença e fizemos o recolhimento, consultei o pedido depois de alguns dias e aparentemente está ok, visto que a minha empresa não consta debitos em aberto na Receita.

Porem,  quando vou na opção "Gerar DAS" no Simples Nacional, continua gerando a DAS com os mesmo valores de antes, sem a compensação, é como se o processo de compensação não fosse feito. Sabe me dizer se tem algum prazo para que os valores dessa compensação sejam atualizados na DAS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.