x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 641

Imposto em Parceria Imobiliária

Hugo

Hugo

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 14:22

Boa tarde Amigos!

Tenho uma imobiliária e faço parcerias com outras imobiliárias que não possuem cadastro com algumas construtoras (ex: Tenda, MRV, etc..). Então, essas imobiliárias fazem as vendas e recebem através da minha empresa.  Aí eu pago os impostos pelo Simples Nacional, tiro 1% pra mim e o saldo repasso para este parceiro que fez a venda.

Sei que a minha parte está tranquila, pois eu desconto e pagos os impostos da nota que eu emiti.  Mas os meus parceiros, como eles devem fazer? 

Pagar novamente os impostos?  Acho que neste caso ocorreria bitributação, pois eles também são do Simples Nacional (e possuem os mesmos CNAEs que eu), além do serviço é o mesmo (venda do imóvel da construtora A para o Cliente X).

Ou existe outra forma de fazer esse repasses uma vez que o imposto sobre estes serviços eu já paguei?

Obs: Quando pago aos meus corretores (PF) faço a retenção do IRRF e desconto a previdência, mas estes são parceiros PJ, e ainda tem que pagar seus corretores.

Desde Já agradeço.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 18:19

Oi, Hugo!


Entendi seus comentários, mas o brasileiro sempre quer dar um jeitinho de espantar o azar ou a "mordida" do lion. Opino que façam como esta fazendo na sua empresa porque esse é procedimento correto, quanto os seus "parceiros" deveriam fazem o mesmo. Não tem como mudar o mundo, mas tem como mudar a atitude ou o caráter.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.