x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 86

MEI Inadimplente

Murilo Garcia Gabarron

Murilo Garcia Gabarron

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 09:26

Queridos amigos, gostaria de contar com a expertise de vocês para me auxiliar.
Uma pessoa não pagou as guias da MEI, e infelizmente a empresa teve problemas financeiros e precisou baixar as portas. Essa pessoa conseguiu um emprego CLT, porém foi demitida por conta dessa crise chinesa. Como ela não conseguiu pagar o tributo da MEI, ela não está conseguindo dar entrada no seu seguro desemprego e nem receber o auxílio do governo de R$ 600,00. Vocês sabem se há algum desconto para pagamento da pendência da MEI? Sei que pode parece que o valor é baixo, mas nessa situação em que nos encontramos qualquer dez reais se tornam cem. Será que ela consegue fazer um parcelamento ou algo assim? Ela tem uma outra opção além de pagar o atraso e encerrar a empresa?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 29 abril 2020 | 14:41

Para encerrar ela precisar quitar todos os débitos, cada guia atualizada na data de pagamento.
Já tentei um parcelamento para um cliente que somava 2 anos de débitos e não consegui, pois como você disse acredito ser pelo valor baixo das parcelas.
Em relação ao seguro-desemprego se ela provar que não houve faturamento (emissão de notas) acredito que consiga sim, mas esta consulta seria presencialmente, me parece que não estão agendando.
O auxílio-emergencial está atrelado ao seguro-desemprego que ela tem direito mas ainda não conseguiu desenrolar, mas o governo já cruzou isso no Dataprev.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.