x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.805

Dúvidas - Declaração de IRPF anos anteriores

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 20:18

Prezados bom dia!

Teve uma pessoa física que não fez as declarações de Imposto de rendas referente os Anos Calendários anteriores.

(Fez apenas ano calendário 2018 e 2019).

Gostaria saber se eu consigo fazer as Declarações dos Anos-Calendários Anteriores, por exemplo: 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017....?

E até qual ano posso fazer as declarações de anos anteriores, para recuperar os IR que foram retidos na fonte?

Vai ter que pagar multa de 165,00?

Se eu entregar esse ano, a pessoa recebe as restituições ainda esse ano?

Obrigado se alguém puder ajudar.

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 00:52

Boa noite, 
sim você consegue entregar as declarações de anos anteriores, mas fica a pergunta ele era obrigado a entregar ? ou você deseja somente resgatar o IR retido? a multa é a partir de 165,00    se ela era obrigado, se não era obrigado a declarar e tem a retenção não será cobrado a multa

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 17:08

Edilene

Prezada colega muito obrigado!!

Pois é, apenas o ano de 2017 esta "Omisso de DIRPF" os anos de 2016, 2015 esta como apenas "não entregue".

Agradeço a ajuda.

João Marcos Bezerra Souza

João Marcos Bezerra Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 11:56

Bom dia, Diogo!
Aconteceu algo semelhante comigo, a pessoa física nunca fez a DAA (Declaração de Ajuste Anual) do imposto de renda, entretanto ela têm imposto de renda retido na fonte desde 2016 e com rendimentos superiores a R$ 28.559, tornando-a obrigada a declara imposto de renda.
O curioso é que aparece apenas "Omisso de DIRPF" para os anos de 2018,2019 e 2020 - sendo que os anos de 2021 ou anterior a 2018 só consta "Não entregue". Dito tudo isso gostaria de saber como você procedeu e o que aconteceu em seguida quanto aos anos anteriores não declarados ?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 16:14

João,
A Receita Federal está considerando que ele só estava obrigado a declarar nos anos em que consta como "omisso". Nos outros, ela não recebeu informações suficientes das fontes pagadoras para caracterizar a obrigatoriedade.

No eCAC, em "Declarações e Demonstrativos" - "Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras", você pode verificar cada ano-calendário ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.