x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 36

acessos 3.768

simples nacional

ALAN DELON LOURENÇO MARRA

Alan Delon Lourenço Marra

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 15:36


Caros Amigos,

Sou contador de três empresas enquadradas no simples nacional, estas empresas possui um sócio que participa nas três. Somando o faturamento das três empresas ultrapassou o limite de R$ 2.400.000,00 em novembro de 2009 e este acontecimento só foi detectado agora em fevereiro de 2010 sem que a Receita Federal do Brasil desenquadrasse de ofício. Recolhi os impostos até agora tudo como optante pelo simples nacional.
O correto seria ter feito o desenquadramento em novembro/2009 (conforme Cap.II, §6º., art.3º. da LC 123/2006) e começar a recolher os impostos na forma de lucro presumido e débito e crédito do ICMS no mês seguinte a ocorrência do fato que seria dezembro/2010, como isso não foi feito gostaria de saber opinião de vocês, conforme perguntas abaixo:

1) - Alguém já teve um caso semelhante? Se sim, como procedeu?
2) - Como vocês acha que devo proceder, desenquadrar as três empresas agora e começar a recolher os impostos fora do simples nacional?
3) - Devo voltar lá em Dezembro de 2009 e recolher os impostos fora do Simples Nacional?
4) - Alguém já teve caso de desenquadramento de ofício em situação semelhante, ou seja, sócio comum em mais de uma empresa optante pelo simples nacional, e quais foram as conseqüências.

Aguardo comentários dos amigos e amigas

Augusto César da Silva

Augusto César da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2010 | 16:04

Boa tarde!
Gostaria de saber dos meus nobres colegas do forum contábeis, onde posso encontrar a tabela do simples nacional, anexo I, anexo II, anexo III, anexo IV e anexo V.
São as tabelas de 07/2007 a 12/2008 e a partir de 01/2009.
Ficarei grato se alguem de voces consiguire essa tabela para mim.
obrigado.


Nota da Moderação: