x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 73

DIRPF 2020 - Estrangeiro

Gabriel Francisco de Morais Lira

Gabriel Francisco de Morais Lira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 14 maio 2020 | 20:17

Prezados, boa noite

Me deparei com uma situação nova, para mim, e gostaria de tirar dúvidas:

Trata-se de uma declaração de Imposto de Renda de um estrangeiro (suíço), com residência fixa no Brasil, que estou fazendo.

Ele é aposentado (trabalhou a vida toda na Suíça)... como devo declarar esse rendimento em sua declaração? Trata-se de um rendimento tributável ou não? Ele precisaria recolher carnê Leão mensalmente?

Vi que a Suíça não apresenta acordo, com o Brasil, para evitar bitributação. 

Enfim, como devo proceder?

Agradecido desde já,

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 15 maio 2020 | 08:06

Colega;
 Sei que es profissional com conhecimento adequado, pois fez logo de inicio o mais importante, verificar se existe tratado de reciprocidade ou  para evitar bi tributação. Ja deu uma vasculhada no Perguntão 2020, . Apos a vasculhada, se nao se satisfazer, eu no seu lugar, faria uma consulta formal a embaixada Suíça. Evidentemente, que se algum colega souber com firmeza, pois talvez tenha tido um caso semelhante, sera melhor, Porem e bom ter absoluta certeza e como as coisas mudam constantemente, pode haver alguma alteração e ai você se queima. Fiz muitas declaração anteriormente, de americanos, franceses, portugueses, enfim muitas origens, porem suíços nunca. Mas pela minha experiencia, você tem que ser perfeito, pois esses clientes estrangeiros, em geral são clientes ótimos em termos profissionais, então todo cuidado e pouco. Desculpe não ter uma resposta direta, porem , como diz o velho ditado.
"  Cautela e Caldo de Galinha não faz mal a Ninguem. ", boa sorte em sua jornada.
Sds. Ribeiro
CEO da Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Gabriel Francisco de Morais Lira

Gabriel Francisco de Morais Lira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 18:17

Obrigado Sr. Manoel pelas dicas e palavras. Consegui fechar as questões. O que estava mais em dúvida era em relação de como fazer a conversão do Franco Suíço para o Real em seus rendimentos mensais (aposentadoria) .

Primeiro converte de Franco para Dólar Americano (na data do recebimento) e, no último dia útil da quinzena do mês que antecedeu ao recebimento, converte do Dólar Americano para o Real.

Um abraço

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 23 maio 2020 | 08:44

Colega Gabriel
Como sou mais velho posso dar uma puxada na sua orelha ?   Como professor gostava  de fazer isso (puxar orelha figurado lógico). Essa condição de conversao  e " sine quanon ", para todas as transações em moedas estrangeiras TODAS,  pois a legislação e calcada em cima da moeda dólar  USA. Trabalhei em navegação, e há época nao existia o EURO, e os processamentos de todos os tipos de operações, dos navios em cada porto que atracava e em cada nacionalidade tinha que ser feita a conversao.E  a inflação comia solta, tínhamos tabelas diárias  da galopeira das moedas.
Bom trabalho, e continue assim, esperto, pois quem nao sabe pergunta, só faça na certeza, pois se errar, perde nao só o cliente como a credibilidade, e lembre-se um cliente satisfeito, trás mais, e paga sem pechinchar, como disse no post anterior.
Abraço forte.
Ribeiro
CEO-funder de Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.