x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 101

IMÓVEL NUNCA DECLARADO NO IR

Thiago Pauli

Thiago Pauli

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 14:07

Boa tarde, 

Tenho um cliente que começou a declarar seu IRPF a 3 anos, esse ano é a primeira vez que irá fazer a declaração comigo, 

Ele possui um terreno com imóvel construído que nunca foi declarado, a compra do terreno é de 1988 onde possui a escritura, nesta escritura ( a mais recente ) não consta o imóvel, apenas o terreno, lembrando que no IPTU consta o imóvel, a área total que consta no IPTU difere da escritura, e o valor da compra na época foi em cruzeiros e claro que convertendo para hoje, seria um valor muito baixo, sendo que o proprietário também não possui NF das reformas e da construção, para agregar.

Como posso proceder para a declaração deste imóvel, referente aos dados, discriminação, área e valor ?

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 17:43

Qual o valor do imóvel, tem registro em cartório, no caso tem 2 opções, faça a IR deste ano sem declarar o imóvel caso o mesmo tenha um valor menor de R$ 400.000,00 ou se o valor for maior, retifique todas, informe os dados do imóvel e valor de venda para a data de hoje.

Thiago Pauli

Thiago Pauli

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 17:53

Obrigado Edilene,

Sim, vale mais de 400 mil o imóvel,
Segundo o proprietário, ele possui o registro em cartório apenas do terreno,
Como é cidade do interior, as coisas andam meio bagunçadas pelo visto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.