x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 311

IMÓVEL NUNCA DECLARADO NO IR

Thiago Pauli

Thiago Pauli

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 15:08

Boa tarde, 

Tenho um cliente que começou a declarar seu IRPF a 3 anos, esse ano é a primeira vez que irá fazer a declaração comigo, 

Ele possui um terreno com imóvel construído que nunca foi declarado, a compra do terreno é de 1988 onde possui a escritura, nesta escritura ( a mais recente ) não consta o imóvel, apenas o terreno, lembrando que no IPTU consta o imóvel, a área total que consta no IPTU difere da escritura, e o valor da compra na época foi em cruzeiros e claro que convertendo para hoje, seria um valor muito baixo, sendo que o proprietário também não possui NF das reformas e da construção, para agregar. 
O valor do imóvel hoje seria em torno de 500 mil reais.

Como posso proceder para a declaração deste imóvel, referente aos dados, discriminação, área e valor ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 30 maio 2020 | 20:38

Colega
Declarar agora, pelo valor atualizado pode usar a valorização que vem no Carnes do IPTU, pois provavelmente esta mais próxima da realidade, Em geral esse valor não ultrapassas o valor da obrigatoriedade, entretanto e  bom deixar as coisas arrumadas, pois numa eventual venda , ou permuta etc. ,vai ser exigida essa declaração e a regulamentação, outro detalhe muito importante, e saber se tem o RGI do mesmo (terreno e imóvel), pois esse registro ainda e mais importante, para futuras transações, no caso do RGI, se informar em sua jurisdição os procedimentos , pois variam de um estado/comarca para outro.
Deixar as coisas arrumadas e sempre melhor do que arrumar na ultima hora
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.