x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 114

Dúvida aumento de Tributo ME

Victor Guimarães

Victor Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 junho 2020 | 08:22

Bom dia Pessoal

Estou com uma dúvida que acredito que o contador errou em algo e não que assumir. Sou prestador de serviço em uma empresa onde emito NF todo mês através de uma ME, sempre com o mesmo valor a anos, e sempre pagando praticamente o mesmo valor imposto via DAS.
A cerca de 6 meses atrás o valor do contrato aumento em em quase 50%, no primeiro mês o imposto mais do que dobrou. Algo próximo de 3x o valor anterior.
O contador me explicou que como aumentou o valor do contrato ele precisaria corrigir o meu pro-labore para que o imposto voltasse a ser próximo do valor anterior. Feito isso nos 2 meses seguintes o imposto veio baixo, porém agora ele subiu novamente e o contador disse que é normal. Está correto isso? Pra mim ele errou no pro-labore ou outra coisa e não que assumir, o imposto não pode ser tão variável assim sendo que a NF não mudou 1 centavo. 

Se for erro, existe como corrigir para que eu recolha o imposto no valor anterior? A diferença é absurda e para ajudar com a pandemia fiquei 30 dias em casa sem receber.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 junho 2020 | 08:43

Bom dia.

Vitor,

Para ter certeza do ocorrido e emitir uma opinião seria necessário analisar/revisar a apuração de impostos da sua empresa. Porém você deve questionar o profissional contador que presta serviço para sua empresa para que haja um esclarecimento maior em relação a esse assunto.

Precisaria corrigir o meu pro-labore para que o imposto voltasse a ser próximo do valor anterior.
Resposta: O simples nacional é composto de anexos, cujo cada anexo possui uma tabela de tributação, existem situações para que a empresa fique em determinado anexo a média da folha de pagamento deverá ser superior a 28% da média do faturamento. Se sua empresa estiver esse contexto faz sentido o aumento do valor do pró-labore.

Se for erro, existe como corrigir para que eu recolha o imposto no valor anterior?
Sim, as apurações de impostos são passíveis de correção.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.