x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.086

ERRO EXTRATO SIMPLES NACIONAL

Andrea Passos

Andrea Passos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 junho 2020 | 11:58

Bom dia

Estou emitindo o extrato do simples, e a receita anteriores está vindo zerada, mesmo eu tendo declarado ano de 2019 e 2020, alguem teve este problema?

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 11 junho 2020 | 03:53

Boa noite,
Sabe me informar se essa empresa esta inscrita sob o regime de caixa?
Pois caso ela pertença a esse regime, pode ter ocorrido erro no momento da declaração do PGDAS, sendo que nesse caso, é necessário declarar tanto o valor referente a competencia como caixa, mesmo que distintos, onde o PGDAS vai considerar o valor declarado no campo de "competencia" como as receitas anteriores.
Lembrando que, neste caso, o PGDAS deverá ser retificado terá sido recolhido erroneamente, pois o valor da receita bruta dos 12 meses anteriores (que é utilizada como base para calculo da aliquota efetiva) estará comprometida.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 11 junho 2020 | 17:19

Boa tarde,
Então provavelmente ocorreu esse erro. Confere se os campos referente a receita apurada por competencia esta vazio. Esse problema ocorreu em uma empresa no escritório em que trabalho.
Recomendo baixar o manual do PGDAS para tirar algumas duvidas a respeito do assunto.
Ressalto ainda que, apesar de você declarar os dois valores, a guia do DAS será calculada sobre o valor declarado sob o regime de caixa, ou seja, mesmo que declare 100 mil no regime de competencia, se declarar o o regime de caixa como zerado, não existirá valor algum a pagar naquele mês. Recomendo também que faça um bom controle referente ao valor recebido e declarado todos os meses  afim de não declarar valores à maior ou à menor do que efetivamente deveria ser.

Edélza Silva de Lima Paixão

Edélza Silva de Lima Paixão

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 6 outubro 2020 | 19:13

Olá, comigo acontece o mesmo problema da Andrea Passos. O extrato (declaração) do PGDAS aparece tudo zerado as receitas brutas anteriores. A empresa é regime caixa. Estou preocupada, não consigo arrumar isso, assim sendo, o programa está calculando tudo errado todos os meses. Eu não entendi muito bem a explicação do Thiago Souza. Seria para colocar o faturamento do mês como competência e caixa? Mas aí o sistema não irá calcular o valor dobrado? Obrigada pela ajuda que puderem me dar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.