x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 526

apuração DAS fator R

sueli aparecida maximiano

Sueli Aparecida Maximiano

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 11 junho 2020 | 13:55

Boa tarde, gostaria de saber se estou apurando errado o DAS tenho empresa que informo folha de pagamento fgts pra calcular o fator R. Mais foi questionado comigo que estava sendo apurado errado que teria que informar a folha acumulada nos ultimos 12 meses mais fgts e pagamento a previdencia social, incluindo CPP  que a previdencia não entra parte do funcionario. Minha duvida é correto incluir o valor recolhido dos ultimos 12 meses da cpp juntamente com a folha de pagamento fgts pra apurar o DAS no mes que estiver fazendo?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2020 | 22:57

Sueli,

No seu caso o valor da "Folha de Salários" será considerado:
- o salário dos funcionários;
- encargos de FGTS;
- CPP recolhida pela empresa por dentro do Simples Nacional (você obtém essa informação no relatório de apuração disponibilizado pelo próprio PGDAS-D.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 20:46

Boa noite, Thais
Se a empresa é sujeita ao fator R, somente a folha poderá dizer se ela será tributada pelo anexo III. Se ela não tem folha (ou se ela não alcança os 28% necessários) ela DEVERÁ ser apurada pelo anexo V. Ressalto ainda que o próprio sistema do PGDAS faz esse cálculo não sendo necessário declarar como anexo III. Pode declarar como "sujeito ao fator R" que o sistema automaticamente irá calcular os tributos com base nas informações apresentadas.

Sueli, para saber o que entra no cálculo da folha de pagamento recomendo dar uma olhada no próprio manual para que possa tirar sua dúvidas, mais precisamente na página 63.
www8.receita.fazenda.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.