x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.818

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica

JOSIANE SANTOS

Josiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 07:55

Pessoal, preciso de uma ajuda, estou realizando uma Declaração de Imposto de Renda de pessoa fisica, existe um recebimento de rescisção da mesma e unica empresa que teve rendimento, gostaria de saber qual é o campo que devo preencher o valor recebido dessa rescisão?

E os valores que foram retidos da rescisão o INSS e o IRRF sobre a rescisão.

Pessoal aonde eu coloco essas informações.

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 6 março 2010 | 15:00

Boa tarde Josiane,

As verbas recisórias devem ser informadas na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular". Nesta ficha deverão ser informados também a Contribuição Previdenciária Oficial, o Imposto Retido na Fonte e o 13º Salário.

Na Linha 03 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" Informe os valores correspondentes a:

- indenização e aviso prévio não trabalhado pagos por despedida ou rescisão de contrato de trabalho assalariado, até o limite garantido pela lei trabalhista ou por dissídio coletivo e convenções trabalhistas homologados pela Justiça do Trabalho;

- verbas especiais indenizatórias pagas em decorrência de incentivo à demissão voluntária (PDV);

- indenização por acidente de trabalho, e

- saque de FGTS.

Não se incluem no conceito de verbas especiais indenizatórias recebidas a título de adesão ao PDV:

- as verbas rescisórias previstas na legislação trabalhista em casos de rescisão de contrato de trabalho, tais como: décimo terceiro salário, saldo de salário, salário vencido, férias proporcionais, abono e gratificação de férias, gratificações e demais remunerações provenientes do trabalho prestado, remuneração indireta, aviso prévio trabalhado, participação dos empregados nos lucros ou resultados da empresa; e

- os valores recebidos em função de direitos adquiridos anteriormente à adesão ao PDV, em decorrência do vínculo empregatício, a exemplo do resgate de contribuições efetuadas a entidades de previdência complementar em virtude de desligamento do plano de previdência.


...

Alexandre Cattani

Alexandre Cattani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 10:44

Olá, bom dia.
Estou com uma declaração de IR para fazer, e, no Informe de Rendimentos, constam os Rendimentos, Contrib. Previdenciaris, Ir retido e um campo seguinte:
AVISO PREVIO INDENIZADO/TRIBUTÁVEL

A minha dúvida é se devo ou não somar aos rendimentos tributáveis na Declaração ou informo em outro campo especifico ?
No aguardo.
Desde agradeço.
Alexandre

Saul

Saul

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 13 abril 2012 | 10:15

Com relação a pessoa fisica. COmo devo informa e como os valores da rescisão ?

"Eu não sou eu nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro."

mário de Sá Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.