x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 186

Declaração para não residente que envia dinheiro ao Brasil

Joe Marcel Perinotto

Joe Marcel Perinotto

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 17:14

Boa tarde,
Temos cliente do IRPF que fez a declaração de saída definitiva do País e já vive nos EUA há algum tempo, porém tem bens no Brasil, como por exemplo casa e contas e aplicações bancárias.  Está querendo agora enviar dinheiro ao Brasil.  Por esse motivo tem que apresentar declaração de IRPF ou qualquer outra declaração?

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 12:13

Não deverá apresentar nenhuma DIRPF se esta na condição de não residente, todavia, deverá observar as regras do pais de origem acerca do recurso enviado ao brasil.

carla cristina

Carla Cristina

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Vendas
há 2 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2021 | 12:42

Bom dia, segue o pedido de orientação de uma pessoa fisica comum e corrente que agradece desde jà a atenção.
Estou morando na Republica Dominicana a 7 anos, paìs que não tem acordo tributario com o Brasil. Nunca declarei imposto por nunca antes ter possuido bens ou dinheiro suficientes para declarar, sigo não tendo por essa razão sou insenta aqui tambèm. Porèm em janeiro do ano passado recebi um dinheiro de presente da minha tia (R$3000,00) e decidi deixar investido no Brasil. Abri uma conta na NU Bank e uma conta na Corretora Rico (grupo XP investimentos), comprei 2000 de açoes, FiIs e IPCA+, os outros 1000 deixei na Nubank.  Esse ano descobri que qualquer investimento na Bolsa tem que declarar, baixei o app e imprimi todos os informes que a nubank e  a XP enviam aos seus clientes. Ao delcarar descobri que deveria ter declarado saida do pais o que nunca fiz tambèm em 7 anos morando fora. Enfim, para não perder o prazo da entrega da declaração fiz o melhor que pude e entreguei no prazo, mas estou segura que tenho que retificar porque nao soube como declarar o ganho dos 3000.  Fiz a carta de aviso de saida , mas não fiz a declaracao de saida definitiva ainda, porque se faço tenho que notificar o banco e a corretora e as corretoras nao aceitam não residente e terei que zerar minha carteira e não quero fazer isso. Abri as contas no banco e na corretora com meus dados do Brasil , tenho comprovante de residencia ainda porque todas as contas da casa do meu pai ainda estao no meu nome e sao pagas em dia . Agora comecei a enviar dinheiro para o Brasil atravez do Paypal e nao sei como declarar isso no proximo ano e nao tenho grana para pagar os serviços de um contator para me ajudar a regularar minhas declaraçoes.  Meu ultimo ano no Brasil estava desempregada e aqui não ganho mais que R$2100 por mës, o que envio pro Brasil è aquivalente  15 a 20% do que ganho. Sei que è pouco dinehiro mas a obrigatoriedade de delcarar Investiemntos da Bolsa e dinheiro extrangeiro me deixa metida nessa confusão. obrigada por ter lido atè o final. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.