x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 2.036

Como declarar RRA - Moléstia Grave 2020

Jorge Cesar Viana Alves

Jorge Cesar Viana Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 15:19

Prezados,
Estou com uma dúvida no preenchimento no programa da declaração do IRPF 2020.
Como declaro o RRA de uma pessoa que tem isenção por moléstia grave?
No informe de rendimentos do  contribuinte em questão existe um campo declarando estes valores conforme dito acima mas no programa não encontrei onde insiro este valor, uma vez que só me apresenta para valores tributáveis.

Att,
Jorge Cesar

Jorge Cesar
Consultor Comercial e Estratégico
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 09:20

Jorge bom dia,

Já tentou fazer isso?

Já as verbas recebidas que não têm caráter indenizatório, como salários atrasados ou pagamento de férias, devem ir para a ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente. Lá, caso tenha havido retenção de imposto, o contribuinte deverá marcar a opção de tributação “exclusiva na fonte”.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Jorge Cesar Viana Alves

Jorge Cesar Viana Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 10:36

Bom dia, Telma,
.
Já sim. Já li todo o FAQ do programa mas não achei a resposta para o que exatamente preciso fazer. O meu problema é exatamente este.

Como disse, nesta ficha do RRA  do programa do IRPF 2020 não há a opção para inserir os valores referentes à isenção por moléstia grave. 
Como disse, também, no informe de rendimentos está sinalizado no Grupo de RRA um campo pra tais valores citados acima, porém, no programa da declaração, não há este campo para eu informar.
A minha dúvida é exatamente onde ou como eu informo este valores.

Jorge Cesar
Consultor Comercial e Estratégico
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 10:44

Jorge,

Então não deve ser no RRA.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 10:57

Jorge, bom dia.
Se houver parcelas tributáveis, essas serão lançadas na ficha RRA, juntamente com as demais informações (recebimento, meses, etc).
Já as parcelas isentas, na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis.

Jorge Cesar Viana Alves

Jorge Cesar Viana Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 11:14

Bom, dia João,  Obrigado pela ajuda.
Então eu posso somar os valores que estão no informe como RRA - moléstia grave, com os outros que usualmente são colocados na ficha de RINT?

Jorge Cesar
Consultor Comercial e Estratégico
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 11:46

Então eu posso somar os valores que estão no informe como RRA - moléstia grave, com os outros que usualmente são colocados na ficha de RINT? Pode sim.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.