x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 65

Declaração de IRPF - Recebimentos de PJ

Arthur Romano

Arthur Romano

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 4 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 19:07

Boa noite, 
No ano passado depois de terminar um contrato CLT e ficar  um bom tempo sem trabalhar, passei a ser autônomo, prestei serviços para duas PJs no setor de Tecnologia. Não tenhi vinculo empregatício algum com nenhuma delas, sem contrato ou qualquer formalidade porém recebi quantias de aproximadamente 3000 reais de cada uma delas por mês durante um periodo de 6 meses. Quando fui fazer a declaração IR2020 descobri que essas empresas deveriam ter retido o IR na fonte, entrei em contato porém as duas empresas alegaram que não recolheram e nem recolherão o IR devido a informalidade da atividade. Gostaria de saber se é possível eu lançar essa renda na minha declaração e eu mesmo recolher esse imposto para não ter problemas com a receita.
Obrigado

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 19:24

"empresas deveriam ter retido o IR na fonte, entrei em contato porém as duas empresas alegaram que não recolheram e nem recolherão o IR devido a informalidade da atividade"...
É como se você não tivesse trabalhado para elas. Acredito que não lançaram seus honorários como despesas. 

"se é possível eu lançar essa renda na minha declaração e eu mesmo recolher esse imposto para não ter problemas com a receita."
 Se não houve acréscimo patrimonial , sem problemas. Se houve, precisa achar renda ou  empréstimo.

Arthur Romano

Arthur Romano

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 4 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 19:53

Obrigado pela resposta José.

É como se você não tivesse trabalhado para elas. Acredito que não lançaram seus honorários como despesas. 
Foi isso justamente o que eu pensei. Só fiquei preocupado pelo fato de ter problema com a receita, porque é uma quantia significante de dinheiro, me sinto obrigado a prestar contas desse valor. 
Obrigado novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.