x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.032

Dúvida sobre tributação de duas fontes de renda - Imposto de Renda

Helio

Helio

Bronze DIVISÃO 1, Analista Processos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 10:26

Olá pessoal!

Já pesquisei em diversos lugares sobre minha dúvida, inclusive aqui no Contábeis, e ainda não consegui esclarecê-la, por isso achei melhor postar um tópico para contar com a ajuda de quem entende do assunto. A questão é a seguinte: sou servidor público estadual, recebo rendimentos acima do teto da isenção e, por isso, o imposto de renda é recolhido diretamente na fonte. Entretanto, como criei um site há algum tempo, esse ano comecei a receber alguns pagamentos do Google Adsense. Já fui informado de que preciso declarar e recolher os impostos devidos, relativos a essa fonte do exterior, através do Carnê-Leão, o que já comecei a fazer. Acontece que, como os valores são baixos, o programa do Carnê-Leão sempre mostra que não há imposto nenhum a recolher, provavelmente porque não atinge o mínimo de R$ 1.903,00 estabelecido pela Receita Federal. Entretanto, realizando a somatória do meu salário como servidor e dos valores que estou recebendo pelo Google Adsense, esse limite é ultrapassado. Gostaria de saber se ano que vem haverá alguma cobrança ao declarar o imposto de renda, ou se a isenção para ganhos de até R$ 1.903,00 se aplica separadamente para cada fonte.

Muito obrigado pela atenção!

William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 10:51

Bom dia!

Na declaração de ajuste anual os valores de todas as fontes de renda são somadas para fins de apuração do imposto real a pagar. Sendo assim tenha certeza que o imposto que não está sendo retido no momento no carnê-leão, será cobrado na declaração de ajuste anual. Continue fazendo o carnê-leão e se possível já vá fazendo uma reserva para pagar esse imposto no próximo ano.

Dica: procure um contador para te orientar e te passar uma base de valores.

Helio

Helio

Bronze DIVISÃO 1, Analista Processos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 11:17

William, muito obrigado por sua ajuda! Já era o que eu imaginava. Vou seguir o que você falou, sempre que receber, deixarei guardado o valor referente ao imposto. Um abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.